Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Fcria capacita 70 socioeducandos e lança projeto esportivo

Arte de Falar em Grupo e Operador de Caixa foram os cursos ofertados

Por Alice Valena
19/09/2016 19h56

O Programa de Inclusão e Capacitação Profissional do Sistema Socioeducativo do Amapá (Proicap’s) certificou 60 adolescentes que cumprem medida de semiliberdade e 10 adolescentes que cumprem medida de internação. Marketing pessoal, A Arte de Falar em Grupo e Operador de Caixa foram os cursos ofertados. Na ocasião também foi lançado o Projeto Gênesis, que visa socializar os jovens com práticas poliesportivas.
A Fundação da Criança e do Adolescente (FCRIA), desde janeiro de 2015, promove cursos profissionalizantes aos socioeducandos e familiares, com o objetivo de reforçar a entrada dos mesmos no mercado de trabalho. Nesta etapa, o número de participarntes aumentou.
Além do Núcleo de Treinamento Profissional (ATUA/CEPAJOB), a Fcria contou com a parceria da Escola de Administração Penitenciária do Amapá (ESAP), Embrapa, Secretaria de Estado da Educação (Seed), Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel), Vara de Execução Penais e Alternativas (Vepma) e uma escola particular de inglês.
Por meio da Embrapa, foi também oferecido um cursos de hortas caseiras e medicinais. Para os técnicos da Fundação, foi oferecido cursos de estratégias de identificação de alunos com altas habilidades e superdotação. 
Para a diretora presidente da Fcria, Albanize Colares Caldas, estas parcerias são primordiais para a execução dos projetos. “Temos um leque de capacitação para os jovens e familiares, tanto que alguns pais já fizeram cursos de panificação e salgados, entre outros”, destacou.
No evento, junto de seus familiares, a adolescente S.C.C. de 17 anos, que há 7 meses cumpre medida em semiliberdade, destacou-se por fazer todos os cursos promovidos pela instituição. Desta vez, ela optou pelo curso “A Arte de Falar em Público”. 
“Percebi na capacitação que não era apenas para falar para muitas pessoas, mas sim, achar a melhor forma de me expressar, até para arranjar um emprego”, comentou a jovem.
O esforço de S.C.C. lhe rendeu uma bolsa de dois anos em uma escola particular de inglês, além ganhar todo o material didático.

Lançamento do Projeto Gênesis
Além da certificação, houve o lançamento de mais um projeto que pretende ser inovador: Projeto Gênesis, que visa criar ambientes de inclusão social dos socioeducandos da Fcria. A proposta é utilizar os espaços físicos destinados às práticas esportivas, bem como os centros didáticos da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!