Com apoio do Governo do Amapá, alunos participam de passeio ecoturístico
Os estudantes do ensino médio da Escola Estadual Maria do Carmo Viana visitaram o empreendimento Flor da Sumaúma, no quilombo do Curiaú
Alunos tiveram aula a céu aberto sobre mudanças climáticas, preservação ambiental e empreendedorismo sustentável
Nesta quinta-feira, 14, cerca de 17 alunos da 1ª série do ensino médio da Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos, na Zona Norte de Macapá, visitaram o empreendimento ecoturístico Flor da Sumaúma, que fica no quilombo do Curiaú, na zona rural de Macapá.
O passeio aconteceu com apoio do Governo do Amapá, que foi convidado para fazer parte da Primavera X, uma gincana nacional que tem o intuito de fomentar o surgimento de equipes comunitárias, lideradas por crianças e jovens, para desenvolverem projetos de proteção dos recursos hídricos nos seus territórios. Em 2023, a Primavera X é patrocinada pelo edital da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico.
O passeio dos alunos foi marcado por diversos momentos, como passeio fluvial, visita ao Sítio Sede da Flor da Sumaúma onde os alunos puderam visitar a criação de abelhas da Amazônia, a produção de açaí e também degustar do café de açaí produzido pelo projeto.
No Sítio os estudantes fizeram também a Trilha da Samaúma, uma caminhada de 40 minutos em que puderam contemplar as árvores consideradas "Rainhas da Amazônia" e que podem chegar até 70 metros de altura. Para a aluna Ana Beatriz da Silva, de 17 anos, a experiência foi surpreendente.
"Eu não fazia ideia que tinha uma área de preservação ambiental tão perto de mim. Conheci espécies de árvores e de animais característicos da Amazônia e entendi que podemos conviver em harmonia com a natureza", disse Ana enquanto provava do açaí produzido no Sítio.
A participação dos alunos na Primavera X não termina nesta aula-passeio. Eles ainda participarão de um concurso de fotografias e cartas sobre o cuidado com as águas com mais 19 escolas da rede estadual de ensino. Os vencedores serão divulgados no dia 22 de dezembro. A última ação será a produção de cartas para os prefeitos das cidades sobre o cuidado com lixeiras viciadas e a coleta ineficiente de lixo, em áreas próximas a rios, áreas de ressaca, igarapés e canais
A técnica da Secretaria de Estado da Educação, Alda Sirlene, ressalta que a participação dos alunos abre portas importantes para o fortalecimento da educação ambiental amapaense.
"Direcionamos as ações para estudantes e professores porque queremos motivar a criação das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida da Rede Estadual de Ensino do Amapá, além de ampliar o debate ambiental com o olhar da juventude”, explicou Alda.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!