Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Quero ser feliz aqui', conta autônomo contemplado com uma moradia no Miracema, após viver em situação de rua 

Aos 51 anos, Elcio Fronchak, que mora há cinco anos no Amapá, vai ter um lar para chamar de seu.

Por Rafaela Bittencourt
15/12/2023 11h00

O autônomo é um dos beneficiários da quarta etapa de entrega do Habitacional, na zona norte de Macapá

Ter uma moradia digna é um direito que será garantido ao autônomo Élcio Fronchak, de 51 anos, a partir da segunda-feira, 18. Natural do Paraná, o trabalhador veio para o Amapá há cinco anos e, neste período, atravessou dificuldades, chegando a ficar em situação de rua. Hoje, Élcio celebra um recomeço: ele é um dos mil beneficiados com novas unidades habitacionais da 3ª e 4ª etapa do Conjunto Miracema, na Zona Norte de Macapá. 

Na quinta-feira, 14, Élcio teve a oportunidade de conhecer seu novo lar durante a etapa de vistorias promovida pelo Governo do Amapá e pela Caixa Econômica. Com o sotaque do sul do país, ele conta que desde sempre trabalhou no setor agrícola em seu estado natal.

Lá no Paraná, eu tinha uma casinha de madeira muito simples, trabalhava na lavoura e depois vim para cá. Esse ano, fui à Polícia Civil fazer um boletim de ocorrência e eles me direcionaram para a Defensoria do Estado. Lá, eles tiraram meus documentos novos e me inscreveram no programa ‘Minha Casa, Minha Vida’. Hoje eu estou aqui e está tudo muito bonito. É meu! Foi tão rápido que eu nem acreditei quando me falaram que meu nome estava na lista. Quero ser feliz aqui!”, detalha Fronchak. 

Élcio diz que, por enquanto, vai morar sozinho, mas, com o espaço maior e confortável, ele tem novos planos e já pode pensar em formar uma família no Amapá.

"Eu vou ter onde deixar as minhas coisas, vou poder guardar tudo, trancar com chave e ninguém vai mexer, está tudo muito bonito, bem feitinho, eu já vi tudo e já imagino colocar um sofá aqui, uma cama no meu quarto, que vai ser perto do banheiro. Quero, quem sabe, no futuro casar e ter alguém para somar comigo aqui na minha casa”, conta Fronchak. 

O governador do Amapá, Clécio Luís também acompanhou a vistoria feita pelas famílias. Os futuros moradores ainda vão assinar contratos e receber as chaves das moradias. Segundo o governador, o processo garantirá dignidade para essas pessoas.

“É um lugar para as famílias serem felizes. Mais do que essa estrutura física, que é muito importante, essas pessoas vão ter a oportunidade de criar as suas famílias com dignidade, é sobre isso que se trata o programa Minha Casa, Minha Vida”, reforçou o governador do Amapá, Clécio Luís, que acompanhou as vistorias. 

Habitacional Miracema

A entrega de mil unidades do habitacional está prevista para segunda-feira, 18, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Além do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues. 

O empreendimento conta com recursos do Fundo de Arrendamento Familiar (FAR), articulados pelo senador Davi Alcolumbre e investimentos do Tesouro Estadual, que juntos somam mais de R$ 200 milhões. Desde janeiro de 2023, o Governo do Amapá investiu cerca de 40% dos recursos totais da obra para entrega das duas últimas etapas do conjunto.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!