Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Miracema: conheça as origens da expressão que dá nome ao novo lar de mil famílias, em Macapá

Resistência e esperança são termos ligados aos significados da palavra de origem tupi-guarani. 

Por Luan Rodrigues
15/12/2023 12h19

Um dos significados da palavra remete à ideia de migração de um povo

Com a entrega das novas casas e apartamentos do Conjunto Miracema, na Zona Norte de Macapá, uma nova vida, com mais dignidade e conforto, inicia para mil famílias a partir de segunda-feira, 18. Mas você sabe o que significa a expressão ‘Miracema’? Conheça os diferentes significados do termo!

A palavra Miracema tem origem na língua tupi-guarani e possui diferentes interpretações. Entre elas, está ‘água que brota da rocha’ ou ‘água que nasce da rocha’. Assim como esse líquido tão necessário, vindo de pontos muitas vezes distantes, as novas moradias trazem alívio e, principalmente, esperança para tantas famílias que construirão suas vidas no habitacional, ao longo dos próximos anos.

Mas, Miracema também pode trazer a ideia de luta, com o significado ‘a migração de um povo’, perseverança de quem nunca deixou se abater na busca por uma casa própria e digna. E, agora, esses moradores contemplados migram de situações muitas vezes difíceis, vivendo em áreas alagadas ou de ocupação, para um local com creche, água potável, energia, serviço de transporte público e quadra esportiva.

Dentro da construção civil, o nome do conjunto habitacional também define um tipo de pedra bastante resistente e durável, usada principalmente em áreas externas, como calçadas, garagens e escadas. Um material que traz segurança, atributo que toda casa deve ter, e que cada unidade do conjunto irá proporcionar para os seus moradores, nos seus 42 m² divididos em sala, cozinha, banheiro e dois quartos, tudo adaptável para também atender pessoas com mobilidade reduzida.

Miracema

As duas primeiras etapas do Habitacional Miracema foram entregues, ainda em 2022, e contemplaram outras mil famílias. O empreendimento foi realizado a partir de recursos do Fundo de Arrendamento Familiar (FAR), articulados pelo senador Davi Alcolumbre e investimentos do Tesouro Estadual, que juntos somam mais de R$ 200 milhões. Desde janeiro de 2023, o Governo do Amapá investiu cerca de 40% dos recursos totais da obra para a entrega das duas últimas etapas do conjunto.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!