Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Parceria com Exército é celebrada pelo governador Clécio Luís durante passagem de comando da Brigada Foz do Rio Amazonas

General Marcus Vinícius repassou ao general Roberto Furtado, o comando da Brigada no Amapá.

Por Fabiana Figueiredo
15/12/2023 11h20

A 22ª Brigada de Infantaria e Selva reforça a defesa da fronteira mais ao Norte do país

Presente na passagem de comando da 22ª Brigada de Infantaria e Selva, Foz do Rio Amazonas, o governador Clécio Luís destacou a parceria com o Exército Brasileiro, em 2023, que se transformou em benefícios para o desenvolvimento do Amapá. Na cerimônia de transmissão de cargo, que ocorreu nesta quinta-feira, 14, o general de Brigada, Marcus Vinícius, repassou o comando ao general de Brigada Roberto Furtado.

"O general Marcus Vinicius fez o Exército se tornar, realmente, a mão amiga do Governo do Estado, com uma disponibilidade na qual conseguimos avançar em benefícios ao Amapá, a exemplo da estrutura para ação Mais Sorriso, na Terra Indígena Waiãpi, e da cessão da área onde vamos construir o novo Hospital de Emergência de Macapá. Tenho certeza que não será diferente com o general Furtado, com quem já temos planos para um futuro próximo", afirmou o governador. 

A parceria entre Exército Brasileiro e o Governo do Estado já é antiga, mas se fortaleceu com a chegada do general Marcus Vinícius ao comando da Brigada da Foz do Amazonas, em dezembro de 2022. Agora ele assumirá o comando da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende, no Rio de Janeiro.

"Tivemos uma agenda muito produtiva com o Governo do Estado ao longo desse ano. Atuamos com dedicação para consolidar a presença do Exército nessa região. O Exército vem sendo uma das instituições que mais tem se integrado à sociedade, e a gente fica muito feliz porque a Brigada vai continuar tendo esse tipo de trabalho", disse o general, na despedida do comando.

O general Marcus Vinícius foi homenageado, com uma fotografia no quadro de ex-comandantes, que marca a passagem pela unidade militar no Norte do país.

Roberto Furtado Batista, de 50 anos, estava como assistente do chefe do Departamento de Engenharia de Construção do Exército, em Brasília. A nomeação para o novo cargo ocorreu no dia 25 de novembro. Ele entrou para o Exército em 1990, aos 16 anos, em Campinas, São Paulo. Além de ter exercido o comando de unidades militares em Fortaleza (Ceará) e Imperatriz (Maranhão), é formado em paraquedismo, operações na selva, de Estado-Maior e de estratégia e alta administração no Exército, além de governança corporativa.

"Gostaria de agradecer toda a receptividade do general Vinicius e sua família, de forma profissional e amigável. Isso nos facilitou muito a acolhida a Macapá. Realizamos a transmissão do cargo com tamanho otimismo. Aqui é uma região que tem certa importância estratégica para o Brasil, por isso estou aqui para reforçar a presença do Exército na defesa dessa fronteira", destacou o general de Brigada Roberto Furtado. 

A cerimônia contou ainda com a presença do comandante do Comando Militar do Norte (CMN), general de Exército Luciano Guilherme; do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Adão Carvalho; vice-prefeita de Macapá, Mônica Penha; e demais convidados.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!