Governador Clécio Luís dá início ao maior curso de formação de soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da história do Amapá
Governo do Amapá deu início nesta sexta-feira, 15, a formação dos militares que vão garantir reforço na segurança pública.
Alunos vão encarar formação ao longo do 1º semestre de 2024
Em um momento histórico para segurança pública do Amapá, o governador Clécio Luís oficializou o início dos Cursos de Formação de Soldados Combatentes da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), nesta sexta-feira, 15. A cerimônia, repleta de emoção, reuniu 900 alunos, além de familiares e amigos, no Estádio Zerão, em Macapá. Estas são as maiores turmas de formação de soldados de todos os tempos.
"São as maiores turmas da história do Amapá e contamos com a dedicação de cada um para serem as melhores turmas. Nós trabalhamos muito para isso, para preparar uma boa formação, com garantia do pagamento de salários e equipamentos de qualidade e de última geração", destacou o governador.
Para os cursos, o Governo do Amapá convocou 600 candidatos do concurso público realizado para soldado da PM e 300 do certame do CBM, ambos realizados em 2022. São aprovados que passaram pelas 6 fases de cada certame e que chegam à formação, que inicia integralmente na segunda-feira, 18, e segue ao longo do 1º semestre de 2024.Durante a cerimônia, o governador também assinou o decreto que prevê a atualização do pagamento por atividade de magistério militar, que significa um maior incentivo aos instrutores nesse processo de formação de novos soldados.
Investimentos na Segurança Pública
O governador Clécio Luís reforçou que o início da formação de futuros militares é mais um dos investimentos feitos ao longo de 2023 na segurança pública do estado, uma das áreas prioritárias da gestão, além da saúde e da educação.
"Tivemos muitas entregas ao longo deste ano, e esses cursos no final, coroam os investimentos na segurança pública do Amapá, porque não há segurança e defesa social sem o operador. Esses alunos terão suas vidas mudadas ingressando na PM e no Corpo de Bombeiros e muitos terão essa carreira para o resto da vida. Por isso, esse momento é tão importante para eles e para nós, como Governo", ressaltou o governador.
Entre os investimentos no setor estão a aquisição de 2,1 mil pistolas Glock, munições, drones e viaturas, além da chegada da autoescada (Magirus) de operações de resgate, equipamentos adquiridos com recursos do Tesouro Estadual e em parceria com o Governo Federal. Além disso, também ocorreram reestruturações em ambas as corporações e uma integração nas forças de segurança pública.
Militares por cursos de formação
Os Cursos de Formação de Soldados Combatentes da PM e CBM no Amapá iniciaram em 1994, formando os primeiros 87 militares para as duas corporações. Agora no ano de 2023, o maior Curso de Formação de Soldados, do Governo do Estado, está reunindo 900 alunos-soldados que serão preparados para reforçar a defesa da sociedade amapaense.
- Em 1994: 87
- Em 1995: 324
- Em 1996: 176
- Em 1998: 341
- Em 2002: 346
- Em 2004: 302
- Em 2006: 191
- Em 2008: 297
- Em 2010: 153
- Em 2011: 404
- Em 2014: 202
- Em 2018: 297
- Em 2019: 281
- Em 2021: 258
- Em 2023: 900
Novos oficiais
O evento nesta sexta-feira, 15, registrou ainda a formatura de 174 oficiais e praças das duas corporações, que ascenderam na carreira militar como forma de valorização do trabalho prestado à PM e ao CBM.
Participaram da cerimônia o comandante da 22ª Brigada de Infantaria e Selva, general de Brigada Roberto Furtado; comandante da Capitania dos Portos no Amapá, capitão de Fragata João Batista Reis; o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Mário Mazurek; os deputados estaduais Rodolfo Vale, Jory Oeiras e R. Nelson; além de defensores públicos e equipes de Governo.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!