Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá define fluxo de atendimento em unidades de saúde para o fim de ano

A maioria dos espaços mantém atendimentos em regime de plantão e sobreaviso. 

Por Andreza Teixeira
18/12/2023 10h21

HE terá revezamento de médicos e reforço de equipe multiprofissional

Com a chegada das festas de fim de ano e para assegurar os serviços de assistência médica à população, o Governo do Amapá definiu o esquema de atendimento nas unidades hospitalares que atuam nos serviços de urgência e emergência e demais centros de saúde.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), locais como o Hospital de Emergência (HE) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte, ambos em Macapá, terão escalas de plantão e sobreaviso para melhor atender o público. 

No Hospital de Emergência (HE), por exemplo, haverá revezamento de 12 médicos por dia, a cada quatro horas, para atender ambulatórios, porta de entrada de trauma e atendimento clínico. O reforço também acontece na equipe multiprofissional e de serviços gerais, como limpeza e manutenção. O regime de sobreaviso de especialidades será mantido nas escalas.

O diretor do HE, Emanoel Pantoja, reforça que, em casos de menor gravidade, a população deve buscar atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

“O HE normalmente já lida com um alto fluxo de atendimento, mas durante o período de festas de fim de ano, o quantitativo aumenta. Por isso, é importante que situações de baixa complexidade, como cortes, desmaios, vômito e febre baixa, passem pelos cuidados de saúde primários para dar maior celeridade ao serviço. Já os casos graves, com risco de vida, devem ser tratados no Hospital de Emergência”, alerta Pantoja.

No Pronto Atendimento Infantil (PAI), os atendimentos seguem normalmente, com disponibilidades de técnicos, enfermeiros e médicos em sua totalidade para atender o público. Além disso, a unidade vai oferecer imunização contra a Covid-19 para pais e acompanhantes dos pacientes. 

Confira o funcionamento de outras unidades:

Mãe Luzia

No Hospital da Mulher Mãe Luzia, o expediente segue normalmente, com atendimentos ao público 24h. 

Hemoap

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) funcionará em horário normal para o público, atendendo demandas espontâneas e agendamentos, das 7h30 às 12h30. Nos dias 25 e 31, não haverá expediente, mas a agência transfusional funciona 24 horas todos os dias, liberando bolsas de sangue para os hospitais. A Carreta do Hemoap suspenderá os atendimentos no período de 1º a 5 de janeiro, voltando com os atendimentos itinerantes no dia 8 de janeiro de 2024.

CRDT

No Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT), será ofertado atendimento normal aos pacientes agendados durante o período de fim de ano. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, não haverá expediente. As atividades  retornam no dia 2 de janeiro de 2024.

Cerpis

Na reta final de 2023, o Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cerpis), funciona das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30, para atendimentos agendados. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, não haverá expediente. As atividades retornam no dia 2 de janeiro.

UPA Zona Norte 

A unidade terá reforço na equipe de enfermeiros e técnicos para atendimento de traumas, observação e na Sala de Medicação. 

Creap

A Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) unidade funciona de segunda-feira a sexta-feira. Para realizar o cadastro, o paciente deve comparecer à unidade das 8h às 17h. Os atendimentos para procedimentos de fisioterapia, terapeuta, fonoaudiologia, psicólogos, médicos serão realizados após agendamento. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro não haverá expediente. O atendimento normal retorna no dia 2 de janeiro.

Hospital Estadual de Santana 

O Hospital Estadual de Santana atuará, neste fim de ano, com médicos plantonistas em cada turno. A equipe multiprofissional é composta por enfermeiros e técnicos em enfermagem, médicos, psicólogos, nutricionistas e técnicos em nutrição, técnico em radiografia, assistência social, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.

Hospital Estadual de Laranjal do Jari 

Ao sul do Amapá, o Hospital Estadual de Laranjal do Jari contará com reforço das equipes de enfermagem e técnicos em enfermagem nos três turnos diários. Para garantir o suporte no atendimento de urgência e emergência durante este período de fim de ano, a equipe médica contará com três clínicos gerais, dois pediatras, um ortopedista, dois cirurgiões e um anestesista.

Hospital Estadual de Oiapoque 

No Hospital de Oiapoque, o plantão de fim de ano conta com uma equipe formada por médico clínico geral, obstetra, anestesista, cirurgião geral e pediatra, além de equipe de enfermeiros e técnicos em enfermagem que atuarão em regime de escala. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!