Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Campanha de vacinação contra a febre aftosa encerra em 30 de dezembro

Os produtores têm até 15 de janeiro para apresentar o comprovante de vacinação à Agência de Inspeção e Defesa Agropecuária.

Por Cristiane Nascimento
18/12/2023 15h52

Os produtores podem declarar a vacinação até o dia 15 de janeiro

A Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa encerra em 30 de dezembro em todo o estado. O prazo, que inicialmente encerraria em 30 de novembro, foi prorrogado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) atendendo a uma solicitação feita pelo Governo do Estado para garantir maior proteção e imunidade ao maior número possível do rebanho amapaense. 

Os produtores têm até 15 de janeiro para apresentar o comprovante de vacinação à Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro), responsável pela realização e controle da vacinação.

A campanha foi lançada em 1º de outubro pelo governador Clécio Luís, durante a 52ª Expofeira e a meta é avançar na imunização para alcançar o status de 'livre de aftosa sem vacinação', assim o Amapá poderá vender insumo a outros países, ampliando a comercialização e fortalecendo a economia por meio da exportação de carne, como explica o diretor-presidente da Diagro, Álvaro Cavalcante. 

“O Governo do Estado busca alcançar as propriedades rurais de todo o Amapá para obter ainda mais avanços no setor econômico, ampliando nossas possibilidades de vender para o mercado externo, contribuindo assim com nossos produtores locais”, detalha Cavalcante. 

O objetivo é que cada município atinja o percentual de mais de 90% de vacinação. Calçoene, Itaubal, Serra do Navio e Cutias do Araguari já vacinaram 100% do rebanho,

Comprovante de vacinação

O produtor que não apresentar o comprovante de vacinação à Diagro dentro do prazo, fica impossibilitado de transitar e comercializar os animais. Além disso, passar a ser inserido no cadastro de inadimplentes da Agência e sujeito à multa.

Para obter o documento de declaração, basta que o pecuarista compareça aos postos de atendimento da Diagro com as guias de vacinação para que, posteriormente, as informações sejam inseridas nos dados gerais da campanha.

O Governo do Amapá tem investido e mantido o compromisso de fortalecer a produção rural e para isso tem atuado em várias frentes para tornar o estado mais competitivo.

 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!