Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘Nós resolveremos o problema da conta de energia’, reafirma ministro de Minas e Energia sobre aumento da tarifa no Amapá 

Pronunciamento de Alexandre Silveira, aconteceu durante entrega de mil moradias do Conjunto Miracema, nesta segunda-feira, 18.

Por Rodrigo Juarez
19/12/2023 13h51

A elaboração de uma Medida Provisória (MP) e o investimentos de R$ 350 milhões no setor foram anunciadas pelo ministro

“É inadmissível que a população pague mais de 44% de aumento. Nós resolveremos o problema da conta de energia no Amapá”, reafirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, sobre o reajuste da tarifa, durante pronunciamento na cerimônia de entrega de mil moradias do Conjunto Habitacional Miracema, pelo Governo do Estado e Governo Federal, nesta segunda-feira, 18, em Macapá.

A garantia dada, na solenidade que reuniu autoridades políticas federais e estaduais, capitaneadas pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reforça as tratativas políticas do governador Clécio Luís, para evitar o aumento para a população, que estava prevista para o dia 13 de dezembro, mas foi suspensa pela Agência Nacional de Energia Elétrica(Aneel), por 45 dias, após decisão do diretor Fernando Luiz Mosna.

“É importante destacar que fizeram uma grande injustiça social com o povo brasileiro, em especial o povo do Nordeste e do Norte. Os estados que mais geram energia para o Brasil têm infelizmente, graças à irresponsabilidades, as tarifas mais caras do país. Nós temos em torno de 90 milhões de unidades consumidoras, sendo que 3 milhões estão fora do mercado regulável e 87 milhões recebem nas suas casas a conta de energia para pagar. Uma decisão covarde para todos os brasileiros”, explicou Alexandre Silveira. 

Entre as medidas que estão sendo estruturadas para execução do Ministério de Minas e Energia, no início de 2024, está uma nova regulação da tarifa de energia no país, por Medida Provisória (MP), que irá igualar os reajustes nacionalmente, além do investimento de R$ 350 milhões no setor, em compensações, para resolver o problema. 

“O ministro informou que vai sair uma resolução, que eles estão tratando como uma medida de justiça, no caso específico do Amapá, para que não tenhamos reajustes inconcebíveis como os que queriam impor. A medida também irá resolver a situação dos mais pobres do país inteiro, que não tem condição de pagar uma conta de energia elétrica tão alta. Assim, o povo amapaense e todos os trabalhadores brasileiros não vão pagar essa conta injusta”, enfatizou o governador Clécio Luís. 

O presidente Lula reforçou o compromisso assumido durante as incansáveis investidas do governador Clécio Luís, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, além do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para dar uma resolução definitiva no problema, que está afligindo os amapaenses.  

“Eu fiquei pensando nesse absurdo de como o povo pode pagar um aumento de energia tão alto se ele não recebe isso em aumento de salário. Então, resolvi convocar o Ministro de Minas e Energia para resolver a situação”, reforçou o presidente.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!