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Procon Amapá orienta funcionários de supermercados sobre garantia dos direitos dos consumidores

Objetivo é assegurar que o público possa fazer as compras de fim de ano com tranquilidade.

Por Cristiane Nascimento
20/12/2023 11h13

O objetivo é garantir que os consumidores tenham seus direitos assegurados

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon) orientou colaboradores de supermercados de Macapá sobre a necessidade de reforçar a atenção às normas do Código de Defesa do Consumidor neste período de fim do ano, quando o movimento no comércio cresce e as vendas aumentam. As orientações aconteceram no auditório da Associação Amapaense de Supermercados (Amaps), na segunda-feira, 18. 

Durante o encontro, os 40 funcionários de diferentes supermercados tiveram a oportunidade de tirar dúvidas referentes a armazenamento, manipulação de alimentos, prazo de validade dos produtos expostos à venda, publicidade e propaganda, formas de pagamento e tabela de preços.

A chefe de fiscalização do Procon, Lana Silva, ressalta que a iniciativa busca proporcionar um atendimento eficiente ao consumidor e reforça o compromisso do órgão em promover a transparência nas relações de consumo.

“O Procon leva essas orientações para evitar transtornos tanto para quem vende quanto para quem compra, possibilitando que, apesar do movimento mais intenso devido às festividades de fim de ano, os direitos dos consumidores sejam assegurados”, pontuou Lana.

Outra estratégia que busca garantir a segurança do consumidor no período de fim de ano é o atendimento itinerante do Procon, com ações em Macapá, Santana e Mazagão, a partir desta quarta-feira, 20, até domingo, 24. A van do instituto ficará disponível para receber a população, de acordo com cronogramas específicos para cada cidade. 

O Instituto reconhece que a proteção do consumidor é um instrumento fundamental para o desenvolvimento econômico e social e, por isso, realiza um trabalho contínuo com atividades planejadas de acordo com as demandas de reclamações, datas comemorativas ou solicitações de outros órgãos.

Denúncias

Os consumidores que se sentirem prejudicados por algum estabelecimento podem procurar o Procon Amapá para orientações. O órgão está localizado na avenida Henrique Galúcio, 1155-B, bairro Central. Para denúncias, basta ligar para o número 151.

 

 

 

 

 

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