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Retrospectiva 2023: Governo do Amapá garantiu mais de 1 milhão de atendimentos de cidadania para a população

Entre as ações, estão serviços itinerantes para alcançar moradores de regiões rurais e ribeirinhas. 

Por Alice Valena
30/12/2023 13h55

O projeto 'Meu Primeiro RG', voltada para crianças em idade escolar, é uma das ações de destaque em 2023

Desde janeiro, o Governo do Amapá garantiu mais de 1 milhão de atendimentos de cidadania para a população. Os números incluem os serviços disponíveis diariamente nas 14 unidades do Super Fácil, além de mutirões e ações itinerantes em municípios que ainda não contam com o órgão e em comunidades rurais e ribeirinhas. 

A diretora-geral do Super Fácil, Renata Apóstolo, detalha que os números refletem os objetivos da gestão em facilitar o acesso da população aos serviços de cidadania. 

“Uma das principais metas é realizar ações externas, para proporcionar o atendimento às pessoas das comunidades mais distantes. E, já nesse ano, conseguimos”, pontuou Renata. 

Projetos 

Em 2023, a Coordenação de Projetos Especiais do Super Fácil realizou 24 ações em 10 municípios, com mais de 7 mil atendimentos diretos. Entre as iniciativas de maior destaque, está o ‘Meu Primeiro RG’, que garantiu a expedição do documento para 3 mil crianças de 4 a 10 anos em Macapá e Santana.O objetivo é que elas tenham o documento no ato da matrícula escolar no ano letivo de 2024. 

Em setembro, o Super Fácil alcançou 3 mil atendimentos na 52ª Expofeira do Amapá. O público teve acesso a serviços de cidadania e de inclusão, como a carteira de identificação para pessoas com autismo e o Cordão de Girassol, que identifica pessoas com deficiências ocultas, como auditiva e de fala, além de fibromialgia, doença de Crohn, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), esclerose múltipla, e o autismo. 

Em 2023, os serviços mais procurados nas unidades foram:

  • Emissão de RG (94 mil atendimentos);
  • Inclusão na fila de espera para consultas do SUS (65 mil atendimentos);
  • Emissão e atualização do cartão do SUS (42,7 mil mil atendimentos);
  • Processos referentes à CNH, nos guichês do Departamento Estadual de Trânsito (23,2 mil atendimentos);

Ao longo do ano, a unidade que concentrou mais demandas foi a da Zona Norte, com 300 mil atendimentos. Outro número que chama a atenção é o da busca pela Sala TEAcolho, que registrou 5 mil atendimentos. O serviço está disponível nas unidades do Super Fácil das zonas Sul, Oeste e do Centro de Macapá; e nas agências dos municípios de Santana e Laranjal do Jari.  

O Super Fácil oferece mais de 340 serviços, como emissão de 1ª e 2ª vias de Carteira de Identidade (RG), da Carteira Nacional de Habilitação, do CPF e Cartão do SUS. Há cinco unidades do órgão em Macapá e outras nove distribuídas pelos municípios de Santana, Porto Grande, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho, Serra do Navio, Calçoene, Oiapoque, Laranjal do Jari e Pedra Branca do Amapari. Também há o Super Fácil Educação e a Coordenação de Projetos Especiais (CPE), que realiza as ações itinerantes.

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