Durante a abordagem, borracheiros estão sendo orientados a guardar adequadamente os pneus
As equipes fizeram o trabalho de recolhimento dos objetos e orientaram sobre a destinação correta do material aos borracheiros.
Mais de 730 pneus foram recolhidos em borracharias, durante o primeiro dia da "Ação de Coletas Pneus", realizada pela Sala de Situação Estadual de combate e controle do Aedes aegypti. As atividades se concentraram na Zona Sul da Capital e Distrito da Fazendinha, e envolveu mais de 30 militares da Defesa Civil e Corpos de Bombeiros.
As equipes fizeram o trabalho de recolhimento dos objetos e orientaram sobre a destinação correta do material aos borracheiros.
O objetivo da ação foi reduzir a proliferação do mosquito em pneus descartados incorretamente, que conforme o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), estão em segundo lugar como tipo de criadouro preferencial na cidade.
Durante a abordagem, os borracheiros estão sendo orientados a guardar adequadamente os pneus em locais fechados até que sejam direcionados ao ponto de coleta, evitando exposição a céu aberto para não acumular água.
De acordo com secretário executivo da Defesa Civil, Alexandre Veríssimo, as atividades integram as ações da Sala de Situação. "Essa ação já estava em nosso calendário e agora estamos colocando em prática as ações do plano assinado pelo governo no combate a este vetor. Contudo, mesmo com os nossos esforços é preciso que a população e os proprietários das borracharias colaborem", comentou Veríssimo.
A ação será promovida até o dia 23 de setembro abrangendo as áreas da Zona Leste, Oeste e Zona Norte da cidade. O recolhimento dos pneus não utilizáveis serão destinados ao aterro sanitário da BR 210, onde uma empresa fará a coleta e destinação adequada.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!