Governador Clécio Luís faz visita técnica na obra de revitalização do Hospital da Mulher Mãe Luzia
Em quase dois meses de obras, os serviços de reestruturação da mais antiga maternidade do Amapá avançaram 34%.
A reforma faz parte da política de reestruturação da saúde pública no estado
O governador do Amapá, Clécio Luís, e o senador Randolfe Rodrigues, realizaram uma visita técnica nesta quinta-feira, 28, nas obras do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), em Macapá. A reforma faz parte da política de reestruturação da saúde pública no estado, que desde janeiro vem recebendo melhorias nas estruturas físicas das unidades hospitalares.
Na ocasião, o governador falou das etapas da obra e dos impactos positivos que o serviço gera nos atendimentos à população. O hospital, que tem 70 anos, é referência em maternidade no Amapá e para as ilhas do Pará.
"Hoje voltamos ao Hospital Mãe Luzia porque é uma obra muito importante e que precisamos acompanhar. A primeira etapa é separar o que é atendimento de emergência, e o que é o fluxo normal, já que atualmente todas as admissões são realizadas por uma única entrada. Essa separação já vai garantir mais agilidade, qualidade ao atendimento e mais segurança aos usuários e profissionais. Em seguida os serviços avançarão para as demais salas", explicou Clécio Luís.
Os trabalhos que vão requalificar e modernizar os ambientes são realizados através de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues, no valor de R$ 5 milhões.
"Essa é a maternidade mais antiga do estado e que recebe anualmente mais de sete mil mães para atendimento, não somente do Amapá, mas sobretudo das regiões ribeirinhas das proximidades. Temos agora 33% da obra pronta com previsão para entregar a primeira etapa agora em janeiro e em julho, com os serviços todos finalizados, entregar uma maternidade revitalizada, mais humanizada, mais adequada e com dignidade para as mães que dependem dos serviços daqui", pontuou o senador.
Os 33% de obra já realizada incluem uma nova recepção, cartório para o registro de nascimento, consultório e salas para exames de triagem neonatal, como explicou a secretária de Saúde do Amapá, Silvana Vedovelli.
"Hoje já temos a recepção para atendimento de emergência e atendimento normal em processo de finalização. Já com a primeira etapa conseguiremos melhorar os ambientes que são realizados os exames neonatais como o teste do pezinho, do olhinho, e já nesse primeiro momento também conseguiremos implantar um novo serviço que será o teste do coraçãozinho, que nunca foi ofertado pela rede pública do estado. A partir de fevereiro, daremos inicio a reforma das salas de pré-parto para que as mulheres tenham mais conforto e para que o serviço seja mais humanizado", detalhou Silvana.
A reforma do hospital é muito aguardada pelos pacientes, mas principalmente por servidores como a auxiliar de enfermagem Rosa Balieiro, que trabalha há 40 anos no hospital e falou da expectativa de atuar em um prédio melhor.
"Comecei minha vida profissional aqui e nunca vi uma reforma como essa que estão fazendo. Eu estou muito feliz de ver esse lugar que eu tenho tanto carinho, recebendo um cuidado especial. Parabéns ao governador, a diretora, a secretária e a toda gestão por esse olhar carinhoso com a nossa Mãe Luzia", agradeceu Rosa.
As intervenções incluem melhorias na rede elétrica, rede de esgoto, hidráulica, hidrossanitária, cobertura, forro em PVC, pintura, pisos, calçadas, revestimento cerâmico, iluminação em LED e demais melhorias em toda rede do hospital.
"Atualmente, os trabalhos estão concentrados na recepção central, repouso dos médicos, setor de triagem dos pacientes que chegam em busca de atendimentos ou em ambulâncias, banheiros, sala de atendimentos, fachada, calçada do entorno com acessibilidade, áreas cobertas na parte externa com passarela de acesso e demais melhorias. Após isso, os trabalhos vão seguir avançando em outras frentes", explicou o secretário em exercício de Infraestrutura, Ivy Vasconcelos.
Hospital da Mulher Mãe Luzia
Fundado em 13 de setembro de 1953, o Hospital da Mulher Mãe Luzia é a principal maternidade do estado, especializada em atendimento de neonatologia e gravidez de alto risco.
O hospital, que conta com 889 servidores, é responsável por realizar cerca de 1,5 mil atendimentos e 500 partos por mês. Desses, 10% das mulheres que dão entrada na unidade são de municípios paraenses como Chaves, Afuá, Breves e Almeirim.
A estrutura atual conta com 195 leitos, distribuídos em enfermarias, centro pós-operatório, UTIs, ambientes de parto normal e tratamento (curetagem). O local também é a única unidade hospitalar no estado com UTI Neonatal, que atualmente possui 28 leitos e passa por reforma para ampliar para 32 o número.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!