Robótica Educacional de baixo custo é tema de palestra em feira científica
Palestra serve como orientação para buscar alternativas mais baratas para inserir a tecnologia nas salas de aula
A utilização com baixo custo da Robótica Educacional, nas salas de aula, foi abordada no primeiro dia da IV Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap), nesta quarta-feira, 21.
O doutor em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Eduardo Bento Pereira, conduziu a palestra “Robótica Educacional de baixo custo” e mostrou ao público que a metodologia pode ser acessível às escolas públicas, inclusive para alunos com deficiência e altas habilidades.
Durante a palestra, foi apresentado exemplos de robôs livres de baixo custo que possuem as mesmas funcionalidades encontradas em conjuntos de robótica produzidos por indústrias internacionais.
"Os projetos são produzidos com softwares gratuitos, scratch para ensino de programação, além de materiais de descarte, como impressoras sem funcionalidade. O resultado são robôs com custo até cinco vezes menor do que os produzidos no mercado, dependendo do projeto", explicou Pereira.
A tecnóloga em Informática Educacional, Taciana Barroso, trabalha há três anos dando suporte a professores que utilizam laboratório de informática no Ensino Fundamental da rede estadual de ensino público. Ela conta que a palestra serve como orientação para buscar alternativas mais baratas para inserir a tecnologia nas salas de aula.
"Encontrei na apresentação novas possibilidades para utilizar a tecnologia nas escolas por um preço mais acessível. Os professores precisam desse suporte para tornar as aulas mais interativas e interessantes", pontuou.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!