Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá ativa esquema de segurança de fim de ano sem registros de ocorrências graves

Estratégia segue até segunda-feira, 1º, e conta com mais de 4 mil agentes do Estado para garantir tranquilidade da população.

Por Marcelle Corrêa
30/12/2023 17h10

Equipes utilizam drones para monitorar os locais de evento

Com o início dos eventos de final de ano na capital e no interior, o Governo do Amapá ativou, na sexta-feira, 29, durante apresentação artística na Praça do Barão, no Centro de Macapá, o forte esquema de segurança pública planejado para acontecer até segunda-feira, 1º.

Durante a programação, cerca de 150 agentes do Estado estavam espalhados em pontos estratégicos para manter a ordem e atender a população em eventuais situações. Desse total, 20 profissionais específicos dos setores de inteligência infiltrados no meio do público para averiguar, com rapidez, possíveis ocorrências.

Ao todo, mais de 4 mil profissionais estão envolvidos nas estratégias de segurança em todo o estado, incluindo servidores da Polícia Militar (PM), da Polícia Civil Civil, da Polícia Científica (PCA), do Corpo de Bombeiros e Grupo Tático Aéreo (GTA).

"Tivemos uma experiência muito boa neste primeiro dia de atuação do esquema de segurança arquitetado para atender os eventos de final de ano. Não houve registro de ocorrências relevantes", informou o secretário de Segurança Pública, José Neto.

Uso de drones

Outra estratégia de policiamento, foi o uso de drones para a vigilância aérea do local. Seis equipamentos geraram imagens que foram captadas pela Central de Monitoramento montada dentro do Centro Integrado de Defesa Social (Ciodes), onde são analisadas em tempo real por profissionais do Instituto de Administração Penitenciária (CME/Iapen).

Caso a CME identifique possíveis suspeitos, foragidos da Justiça ou apenados cumprindo pena com o uso de tornozeleira eletrônica fora do horário estabelecido, as equipes a pé são acionadas para realizar a abordagem.

Para este sábado, 30, com o início do Réveillon Beira Rio 2024, cerca de 500 agentes estarão dispostos e divididos entre a Zona Norte, na Rodovia do Centenário, onde se apresentarão as aparelhagens do Carabao e Trepidantes, além de artistas locais, e na Praia Fazendinha, em que se apresentam o cantor Zeca Baleiro e atrações do estado. Policiais também estarão na orla da capital, junto com a Guarda Civil de Macapá. 

"Vale lembrar que a Central de Monitoramento estará simultaneamente trabalhando nas imagens geradas nestes dois locais que vão concentrar grandes shows e público. Também estaremos empenhados no policiamento preventivo e ostensivo, contando ainda com os setores de inteligência das nossas forças de segurança", explicou José Neto.

Esquema de segurança 

José Neto lembra que, após a análise dos dados de cada instituição pela Sejusp, foi definida a preservação do policiamento ordinário, permanecendo nas áreas de atuação, em todo o estado, com reforço da atuação de efetivo destacado em escala extraordinária. 

Outros pontos de apoio são os profissionais que atuam nas Operações Hórus e Paz. As equipes trabalham no combate aos crimes violentos e tráfico de entorpecentes em vários municípios do estado.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!