Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Em 2023, Amapá registra mais de 6 mil novos postos de trabalho e encerra o ano com a maior variação positiva do país

Incentivos do Governo do Estado, como o retorno da Expofeira, impactaram positivamente a economia amapaense.

Por Redação
31/12/2023 17h24

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Amapá encerra o ano com saldo positivo na geração de empregos formais

Com políticas públicas de incentivo à economia adotadas pelo Governo do Estado, o Amapá encerra o ano com a criação de mais de 6 mil novos empregos formais. Em 11 meses, o estado garantiu uma variação positiva de 8,26%, a maior do país. O índice também é superior à média nacional, que é de 4,51%.

A geração de novos empregos formais é calculada com base na variação relativa, que é a diferença entre novas admissões e desligamentos. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Em 2023, o setor de Serviços liderou as contratações, com 3.669 novas admissões, seguido pelo setor do Comércio, que registrou 1.572 novos postos de trabalho. Além disso, os setores que tiveram o maior crescimento percentual relativo durante o ano foram a indústria e agropecuária.

Ao longo de todo o ano, as indústrias de transformação tiveram um saldo positivo de 991 postos de trabalho formal, representando o maior aumento percentual relativo na geração de empregos formais.

“O estado está aumentando a proporção de empregos nos setores da indústria e agropecuária. Isso mostra que estamos dinamizando a economia. É um momento novo da nossa economia”, destaca o vice-governador do Amapá, Teles Júnior.

Crescimento econômico

Desde o início do ano, o Governo do Amapá investe em estratégias que promovam o desenvolvimento econômico e garantindo mais renda para a população.

Entre as novas ações, está o retorno da 52ª Expofeira que, ao longo de dez dias, movimentou mais de meio bilhão de reais em negócios, com destaque para os setores imobiliário, gastronômico, entretenimento, construção civil e energias renováveis.

Em outra frente, o Governo do Estado busca alternativas que tragam um cenário mais favorável para a geração de emprego e renda, como a modernização do licenciamento ambiental, que simplifica o processo, mantendo as regras de proteção ao meio ambiente.

Outro exemplo, é a intensificação do trabalho de regularização fundiária, uma vez que, com o termo de posse de suas terras em mãos, os produtores rurais passam a ter mais facilidade para acessar créditos que permitam expansão dos negócios.

Revéillon Beira Rio 2024

E, para encerrar o ano aquecendo ainda mais a economia e fortalecendo o comércio local, o Revéillon Beira Rio 2024, organizado pelo Governo do Estado, está gerando mais de 3,5 mil empregos diretos e indiretos, além de movimentar toda a rede de restaurantes, moda, beleza, transportes e empreendedorismo.

São três dias de evento, com abertura no sábado, 30, com shows no balneário da Fazendinha e na Rodovia do Centenário (antiga Norte-Sul). A virada, no domingo, 31, será no anfiteatro da Fortaleza de São José, às margens do Rio Amazonas, onde a festa continua também na segunda-feira, 1º de janeiro, a partir das 19h.

Nos palcos passarão grandes nomes da música nacional como Leonardo, Zeca Baleiro, Ana Castela, Zé Vaqueiro e Mari Fernandes, além de 50 atrações regionais, valorizando os ritmos e a cultura amapaense.

A programação contempla, pela primeira vez, as zonas Sul e Norte da capital, para descentralizar as opções de eventos culturais fora da região central de Macapá, levando até a população, grandes shows.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!