Campanha reforça a importância dos cuidados com a saúde mental entre trabalhadores da Educação
Atividade com servidores promoveu palestra e reforçou a necessidade de manter um ambiente de trabalho saudável.
Atividade teve início com uma palestra realizada pelo Centro de Valorização da Educação
Em referência a campanha Janeiro Branco, que busca alertar sobre a importância da saúde mental, o Governo do Amapá iniciou nesta segunda-feira, 8, uma programação voltada aos servidores da área educacional. A atividade faz parte do calendário permanente de atividades sobre os cuidados e valorização do trabalhador no ambiente de atendimento, através do projeto “Bem-te-quero”, da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
A atividade teve início com uma palestra realizada pelo Centro de Valorização da Educação (Cveduc), voltada para a equipe do Superfácil Educação, que abordou o fluxo de atendimento e os serviços ofertados aos colaboradores, além disso, foram realizados debates sobre a importância do cuidado com a saúde mental na comunidade escolar.
A atendente da ouvidoria do Superfácil Educação, Lilian Martins, de 47 anos, destaca como importante o cuidado com o servidor, que atende diretamente os trabalhadores e as demandas da comunidade escolar.
“A gente faz o acolhimento desses trabalhadores, estudantes e da comunidade escolar em geral e agora nós estamos sendo atendidos. Nós, como gestão, precisamos também desse cuidado. É importante cuidar de quem está aqui para que possamos cuidar melhor do usuário”, reforçou.
Segundo o gerente do atendimento especializado do Cveduc, Cláudio Afonso Soares, é preciso capacitar e fortalecer as informações sobre acolhimento entre os servidores para o público alvo que busca os serviços oferecidos na instituição.
“Estabelecemos a necessidade de capacitar nossos colaboradores, familiarizando-os com os serviços da rede estadual. Afinal de contas, boa parte da demanda que atendemos no Cveduc passa primeiro por aqui. Defendemos um ambiente de trabalho humanizado, com profissionais dedicados a ouvir os servidores que chegam aqui em busca de ajuda”, explicou o gerente.
Foram discutidos os principais pontos de interação com o público, como o atendimento dentro das escolas e de alunos e professores em todo o Amapá, através da equipe de psicólogos e assistentes sociais do Cveduc. Além disso, a apresentação da equipe de profissionais reforça a importância de alcançar diferentes regiões do estado, garantindo que nenhum educador ou aluno fique desassistido.
Projeto Bem-Te-Quero
A ação faz parte do calendário permanente de programação da Seed voltado à política pública de saúde mental em ambientes de trabalho, com atividades alinhadas às necessidades dos servidores.
O trabalho reforça o compromisso da gestão com a qualidade do trabalho ofertado ao cidadão e ao mesmo tempo com o colaborador que desempenha seu papel dentro das instituições de ensino, garantindo a valorização do profissional atendido, como explicou a secretária adjunta de Gestão de Pessoas, Simone Guedes.
“Quando discutimos a humanização nas relações de trabalho, estamos falando no investimento em ações e ferramentas que ajudem nossos colaboradores no equilíbrio pessoal e neste ambiente, é nesta vertente que esta agenda foi idealizada”, reforçou.
O objetivo é que a cada mês sejam desenvolvidas atividades voltadas ao trabalhador. Estão programadas palestras, gincanas, encontros, competições esportivas e programação cultural.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!