Em 2023, Governo do Amapá beneficiou mais de 5 mil famílias da agricultura familiar
Entre os investimentos, destacam-se ações voltadas à avicultura e piscicultura.
Serviços de irrigação no município de Porto Grande
Em 2023, o Governo do Amapá alcançou mais de 5,1 mil famílias dos 16 municípios com ações de assistência, apoio e melhorias na estrutura e desenvolvimento da produção agrícola.
Dentre as atividades, destacam-se incentivos à agricultura familiar, como o investimento de R$ 1 milhão do Programa de Produção Integrada de Alimentos (PPI) para a criação de aves e peixes na comunidade de Ariri. As famílias receberam dois tanques de criação e equipamentos de manejo, que incluem placas solares, redes para retirada de animais, balança e termômetro para o monitoramento da temperatura da água.
Em outra frente, o Governo do Estado garantiu mais de 75 toneladas de farinha de mandioca a famílias indígenas do município de Oiapoque, no extremo norte do estado. As comunidades sofreram com pragas nas plantações de maniva na região e ficaram impossibilitados de produzir o alimento.
Outras ações
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) também compõem grupos de trabalho que se concentram na certificação de estabelecimentos agrícolas, como o Mercado Rural Flaviana Rodrigues Miranda, em construção no distrito do Ariri, em Macapá.
O projeto vai alcançar toda a comunidade, beneficiando diretamente 100 famílias de trabalhadores agrícolas, que poderão utilizar o espaço de forma rotativa durante os dias de feira.
Além disso, os grupos já certificaram outros empreendimentos em localidades do interior do estado, como em São Joaquim do Pacuí e na comunidade Quilombola de Mel da Pedreira, ambas localizadas na região rural de Macapá, em parceria com a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro). Em 2023, o Governo do Estado investiu mais de R$ 34 milhões em ações ligadas ao setor primário.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!