Teatro das Bacabeiras avança na valorização cultural
O Bacabeiras nos últimos meses está com uma programação extensa. Uma média mensal de cinco atrações em cartaz
Além das apresentações, o hall do teatro é usado para exposições de obras de arte
O Teatro das Bacabeiras é a vitrine da produção cultural do Amapá. A definição é de Geovani Coelho, que assumiu a administração do local em março de 2015 e desde então tem garantido a melhoria do funcionamento da casa de espetáculos, que está muito mais acessível à classe artística e com a agenda lotada até o mês de novembro.
“Quando assumimos esta gestão, assumimos o compromisso de dar notoriedade à produção artística. Podemos dizer que alcançamos o objetivo de dar visibilidade para o Teatro das Bacabeiras nacional e internacionalmente”, afirmou Geovani.
O Bacabeiras nos últimos meses está com uma programação extensa. Uma média mensal de cinco atrações em cartaz: espetáculos teatrais, companhias de dança, musicais, stand up comedy, que lotam a casa. Além das capacitações, eventos institucionais e exposições de artes plásticas que acontecem no hall no teatro.
O que tem chamado a atenção é que muitas companhias de teatro do Brasil estão ocupando mais espaço na agenda cultural em Macapá. Por outro lado, o segmento também tem crescido na cidade, tendo acesso às pautas, às salas para ensaio e auditório, utilizando dos espaços como um todo. A dança local é uma das atrações mais prestigiadas pelo público.
Constantemente o teatro vem sendo palco para artistas nacionais como Paulinho Gogó, Mateus Ceará e Whindersson Nunes, o cearense é o segundo youtuber mais influente do mundo. E também recebe atrações internacionais como o Ballet da Rússia, que se apresentou este mês.
Segundo a direção, está sendo adaptado um novo espaço que será de multiuso: dança, teatro e cinema nos finais de semana. Também está sendo elaborado um projeto de cursos de capacitação em diversas modalidades artísticas, intitulado “Projeto Cidadão Cênico”, que deve ser lançado em 2017.
“O Projeto Cênico irá capacitar os artistas que irão mostrar toda sua produção à sociedade através do Projeto Escadaria, que consiste em apresentações em frente à casa”, finalizou o administrador.
O Teatro das Bacabeiras foi inaugurado em 1992, com uma arquitetura moderna, é um dos grandes patrimônios arquitetônicos de Macapá. Sua capacidade é para 705 pessoas sentadas.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!