'O reconhecimento reforça nossa responsabilidade', destaca governador Clécio Luís sobre avanços na saúde, segurança e economia do Amapá
A gestão está avaliada como a 5ª melhor do Brasil, segundo pesquisa nacional da AtlasIntel sobre todos os governadores do país.
Políticas públicas começam a gerar impactos positivos aos amapaenses
Iniciando o segundo ano de mandato, com a 5ª melhor avaliação da gestão no Brasil, com 62% de aprovação, o governador Clécio Luís destaca que as ações para o desenvolvimento das políticas públicas que garantem o bem-estar e dignidade da população começam a gerar impactos positivos, como na reestruturação da saúde, segurança e no fortalecimento da economia.
"O reconhecimento não nos envaidece e sim reforça nossa responsabilidade e mostra que estamos no caminho certo de intenso trabalho para levar e garantir a todos os amapaenses uma vida com mais dignidade. Já avançamos em vários setores, mas sabemos que ainda está longe do que queremos e todos merecem", destacou o governador.
Avanços na saúde
Tratada como prioridade absoluta e inegociável, a saúde pública contabilizou avanços significativos em apenas um ano de gestão. Além de reforçar o estoque de medicamentos e reaparelhar as unidades com equipamentos modernos e obras em todo o estado, o Governo do Amapá fez uma reforma geral e ampliou o Hospital de Emergência de Macapá, requalificando mais de 80 espaços, aumentando leitos e garantindo um novo fluxo de atendimento mais humanizado aos pacientes, com investimentos de mais de R$ 5 milhões.
Em Santana não foi diferente. O segundo maior município, em população do estado, passou a contar com um Complexo Hospitalar, com novo pronto atendimento adulto e infantil, além de maternidade, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), totalmente reestruturados, ofertando 164 leitos padronizados, entre clínicos, cirúrgicos e intensivos.
Fortalecimento da segurança pública
Com mais de R$ 200 milhões em investimentos, somente em 2023, a segurança pública recebeu atenção estratégica para combater os altos índices de criminalidade, fortalecendo as corporações com veículos e equipamentos modernos, como armamentos e drones, além de reforço com novos servidores.
Somente na Polícia Civil foram chamados 114 novos policiais entre agentes, oficiais e delegados. Outros 199 seguem no curso de formação em treinamento para serem integrados este ano na corporação. O mesmo aconteceu no Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) que passou a contar com 141 novos policiais penais e educadores.
O reforço também chegou a Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros (CB), com o chamamento da maior turma para o Curso de Formação de Soldados Combatentes, que reúne 900 alunos-soldados, sendo 600 da PM e 300 do CB, que já estão em treinamento. No total, em 2023 foram chamados 1.514 novos agentes de segurança pública.
Estímulo à economia
Retraída pelas crises que afetaram a sociedade local, do Brasil e do Mundo, como dos reflexos causados pela pandemia da Covid-19, o Amapá viveu um ano de retomada com o Governo do Estado investindo em estratégias para promover mais desenvolvimento econômico e renda para a população, através de políticas direcionadas aos pequenos e grandes empreendedores para estimular a geração de emprego, constatadas em pesquisas durante o último ano, que mostraram o crescimento sequencial nos postos de trabalho.
No último índice divulgado pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, de janeiro a outubro de 2023, 5.767 empregos formais foram gerados no Amapá, um crescimento relativo de 7,54% em relação ao mesmo período de 2022. O percentual foi o segundo mais alto do país, garantindo o décimo mês consecutivo de saldo positivo ao estado. O índice também foi superior à média nacional, que marcou 3,77%.
Retomada dos tradicionais e grandes eventos
Entre as ações da gestão que também impulsionaram o desenvolvimento econômico, está a retomada de grandes e tradicionais eventos como o Carnaval e o desfile das escolas de samba, que não aconteciam há 8 anos, no Sambódromo, e a Expofeira do Amapá, que voltou na 52ª edição, movimentando ao longo de dez dias, meio bilhão de reais, com destaque para os setores da gastronomia, entretenimento, imobiliário, construção civil e energias renováveis.
Outro exemplo é a 1ª Folia Internacional do Amapá, que em três dias de evento movimentou mais de 20 mil visitantes, um evento inédito que também recolocou o estado no circuito literário brasileiro.
Além deles, a tradição dos eventos como Ciclo do Marabaixo, Encontro dos Tambores, Festa de São Tiago, Arraiá do Povo, Réveillon Beira Rio, entre outros, garantiram o desenvolvimento econômico.
Avaliação positiva
Na sexta-feira, 5, o Instituto de AtlasIntel divulgou pesquisa nacional em que o governador Clécio Luís aparece como o 5º mais bem avaliado do Brasil, em gestão, sendo o segundo do país no primeiro mandato. Ficando a frente de nomes como: Helder Barbalho (Pará), Tarcísio de Freitas (São Paulo), Ratinho Júnior (Paraná), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Romeu Zema (Minas Gerais).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!