IV Feira de Ciências e Engenharia do Amapá explora astronomia no meio do mundo
Com exposição de telescópios e observação do sol, Clube de Astronomia palestrou sobre os fenômenos astronômicos
Estudantes tiraram dúvidas e aprenderam um pouco mais sobre a astronomia durante a Feceap
A programação da IV Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap), realizada de 21 a 23 de setembro, no monumento Marco Zero do Equador, possibilitou os visitantes de aprenderem um mais sobre astronomia. O Clube de Astronomia do Amapá – Mirzam participa do evento com o propósito de expor ao público as curiosidades sobre o estudo dos astros.
Com exposição de telescópios e observação do sol pelo anteparo, tecnologia criada para visualização da luz solar, o clube palestrou sobre os fenômenos astronômicos. Nessa mesma época do ano acontece um fenômeno natural chamado Equinócio da Primavera, quando ocorre a mudança de estações. O evento possui data e hora marcada, no dia 22, quinta-feira, às 11h21, o sol estará em alinhamento com a terra para transição do inverno para a primavera.
De acordo com Cassio dos Santos, presidente do Clube de Astronomia, o dia e a noite chegam a ter o mesmo tempo de duração nesse fenômeno. “O dia do Equinócio marca a mudança do inverno para a primavera, trazendo características únicas, como o tempo igual de duração do dia e da noite, que duram 12h cada”, disse.
Para a secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão, esse evento fomenta a cultura científica, trazendo o principal conteúdo desse fenômeno natural, que anualmente atrai turistas e visitantes ao Amapá, para conhecer o monumento Marco Zero do Equador. “A Feira de Ciências e Engenharia tem as características ideais para explorar esse tipo de informação. O fenômeno do Equinócio da Primavera é pura ciência, e com a participação do Mirzam, fazemos com que os visitantes aprendam de forma excepcional sobre as curiosidades da nossa natureza”, disse ela.
A IV Feira de Ciências e Engenharia do Amapá tem mais de 60 projetos de robótica construídos por estudantes do Amapá, de outros estados e países em exposição. O evento busca promover o intercâmbio científico estimulando a criatividade com a tecnologia, incentivando também a capacidade investigativa e a invenção de soluções tecnológicas sustentáveis.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!