'Gratidão a Deus pela oportunidade de ajudar o próximo', conta voluntária sobre doação ao Hemoap no início de ano
Denise Freitas se tornou doadora para auxiliar o pai e, agora, pretende continuar ajudando outras pessoas.
Essa foi a segunda doação de sangue da professora de educação infantil
Neste período de início de ano, com as férias escolares, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) reforça a necessidade de doações para manter os estoques abastecidos. Entre os voluntários que compareceram ao órgão nesta quarta-feira, 10, está a professora de educação infantil, Denise Freitas.
É a segunda vez que a educadora realiza sua doação. A primeira foi para ajudar o pai que estava precisando de sangue e, agora, o objetivo é auxiliar um irmão de uma amiga. No futuro, Denise pretende continuar doando para ajudar não só seus conhecidos, mas todos que possam precisar.
"Tenho muita gratidão a Deus pela oportunidade de estar ajudando o próximo e quero continuar fazendo as doações, inclusive já tenho marcada a próxima data em que venho aqui no Hemoap fazer minha doação”, pontuou Denise.
Alta demanda
A médica Sarah Tairine, que atua na carreta de coleta sanguínea do Hemoap, explica que durante os períodos de férias e das festas de fim e início de ano, o movimento de doações de sangue costuma ser menor, por ser uma época em que as pessoas viajam ou tiram um tempo para descansar. No entanto, a médica reforça que esse é um período em que a demanda por sangue tende justamente a aumentar.
“São datas em que os médicos começam a marcar as cirurgias, então, a demanda dos hospitais aumenta bastante. Só que a quantidade de doadores geralmente não vem acompanhando isso. Por isso, pedimos que a população venha aqui fazer a sua doação, independente da sua tipagem sanguínea”, relata Sarah.
Um caso de doador que também não seguiu essa tendência foi Marcelo Pereira, que mesmo tendo uma rotina movimentada, por trabalhar como professor de história no município de Afuá, no Pará, sempre procura fazer suas doações de sangue. E o início de ano foi mais um período em que ele encontrou para fazer essa boa ação.
"Saber que sua atitude pode ajudar ou até mesmo salvar a vida de alguém é muito gratificante, então sempre que sou solicitado venho até o Hemoap, porque sei que por ser um doador do tipo universal, posso fazer a diferença para muitas pessoas", revelou Marcelo.
A doação de apenas um voluntário pode beneficiar até outros quatro pacientes. Para doar, a pessoa precisa atender diferentes critérios como: pesar acima de 50 kg; ter idade entre 16 e 69 anos; estar em boas condições de saúde; não ter testado positivo para covid-19 nos últimos 30 dias e não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias. Já no caso de menores de 18 anos, é preciso apresentar uma autorização dos pais ou responsáveis.
O hemocentro fica na avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá. O funcionamento é pela manhã, das 7h30 às 12h30. As doações de sangue podem ser realizadas por comparecimento espontâneo ou solicitadas através de agendamento via WhatsApp pelo número: (96) 98811-0200.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!