Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘O Estado aposta na educação com perspectivas de futuro’, celebra governador Clécio Luís na nomeação de novos servidores

Governo do Amapá nomeou 545 profissionais nesta sexta-feira, 12.

Por Fabiana Figueiredo
12/01/2024 23h00

Esta é a primeira turma nomeada para compor o quadro efetivo de servidores da rede estadual de ensino

O governador Clécio Luís ressaltou a importância de investir na educação durante a cerimônia de nomeação dos 545 novos profissionais da rede pública de ensino do Amapá. A solenidade, com muitos momentos de emoção e alegria, ocorreu nesta sexta-feira, 12, em Macapá. Foram 393 professores da educação básica e profissional, 84 pedagogos, 7 tradutores e intérpretes de Libras/Língua Portuguesa e 61 cuidadores.

Os novos servidores do quadro efetivo do Governo do Amapá foram aprovados no concurso realizado em 2022. Após os esforços da secretarias da Administração (Sead) e da Educação (Seed) para a convocação, os profissionais já atuarão nas salas de aula e escolas no ano letivo de 2024.

"Havia uma carência, realmente, não somente numérica, mas também de uma reoxigenação do sistema de educação através de novos profissionais. Quero exaltar o sacrifício de cada um dos concursados que se dedicaram para poder conquistar esse direito. E desejamos que venham com o espírito público, para atender bem à nossa sociedade. O Estado aposta na educação para cumprir uma das suas missões, fazendo o povo feliz, com conhecimento e com perspectivas de futuro”, declarou o governador na cerimônia.

Esta é a primeira turma nomeada para compor o quadro efetivo de servidores da rede estadual de ensino. O chamamento obedeceu a critérios importantes da administração pública, atendendo à capacidade orçamentária para o pagamento dos salários.

Os novos professores, por exemplo, já entram com um salário de carreira inicial no valor de R$ 5.408,66, acima do piso nacional da Educação. Os candidatos nomeados nesta sexta-feira serão empossados pela Sead no período de 22 a 25 de janeiro.

Concursos

Em menos de um ano, o Governo do Amapá deu andamento a 9 concursos públicos nas áreas de educação, segurança e gestão. As convocações demonstram o compromisso da gestão em efetivar novos profissionais, de acordo com a necessidade da administração pública. Na próxima semana, serão nomeados cerca de 260 servidores para o Detran e Polícia Civil.

"Nós estamos ao mesmo tempo chamando nove concursos diferentes. Além da Educação, também tem da PM, Polícia Civil, Bombeiro Militar, Detran, Polícia Científica, e dois concursos para a Universidade do Estado do Amapá. Então é um ano de muito reforço do time de servidores públicos através dos concursos", descreveu Clécio Luís.

O concurso da Educação ofertou 1.182 vagas imediatas e 3.820 no cadastro reserva. Mais de 30 mil candidatos se inscreveram para preencher as vagas aos cargos de professor da educação básica e profissional, pedagogo, tradutor intérprete de libras e cuidador.

Mais de 600 candidatos ainda seguem na etapa documental do concurso da Educação. Após a aprovação, estes também estarão aptos para a nomeação, prevista ainda para o primeiro semestre de 2024.

No total, o Governo do Amapá vai nomear mais de 1 mil novos servidores antes do primeiro ano de homologação do certame. Este concurso tem validade inicial até 14 de julho de 2025, podendo ser prorrogado até 14 de julho de 2027.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!