Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Luta e dança entre robôs são atrações em feira científica

Apresentações mostram talentos de estudantes em robótica e programação

Por Redação
22/09/2016 15h17

O II Torneio Juvenil de Robótica, realizado na IV Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap), conta com disputas entre robôs em sete modalidades no Monumento Marco Zero do Equador.
 
Nesta quinta-feira, 22, os estudantes colocaram em prática os projetos desenvolvidos por meses para disputarem nas categorias dança, cabo de guerra, sumô e sumô MMA.
 
Na ‘Dança Livre’, o robô é programado para fazer uma coreografia com acrobacias. Já no ‘Cabo de Guerra’, a força dos robôs é medida por meio de um cabo. Cada um fica no lado oposto ao outro e o vencedor é o robô que puxar com mais força. Na modalidade sumô e sumô MMA, dois robôs ficam em uma arena para brigar.
 
O estudante Miguel Pereira, de 15 anos, da Escola Estadual Francisco Lima, disse estar empolgado com a competição. Ele e mais quatro colegas do 9º ano, desenvolveram dois robôs para disputarem durante a feira científica.
 
“A iniciativa é muito boa e estimula superarmos as dificuldades que surgem nos projetos. A programação dos robôs é a parte mais difícil. O legal é que podemos aproveitar material de descarte na construção deles”, afirmou.
 
O torneio está dividido em sete modalidades que vão trabalhar em diversos aspectos a programação da robótica. São elas: Viagem ao Centro da Terra, Dança, Cabo de Guerra, Sumô, Resgate de Alto Risco, sumô MMA, e Resgate no Plano.
 
A premiação dos três melhores projetos em cada categoria ocorrerá hoje, às 16 horas, no Monumento Marco Zero do Equador. Os vencedores vão estar aptos a participarem da etapa final que será realizada no Rio de Janeiro (RJ). Após essa fase, os vencedores de 2016 também irão participar de uma etapa internacional.
 
Exposição
A Feceap conta com uma programação extensa com exposições de projetos de escolas particulares e públicas locais, de outros estados e do exterior. O público pode conferir trabalhos sobre tecnologia, geologia, robótica, sustentabilidade, educação, entre outras áreas.

A feira científica é aberta ao público e segue até 23 de setembro. A iniciativa tem o objetivo de despertar nos jovens o interesse pela ciência, além de estimular a criatividade, a inovação e o empreendedorismo.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!