Governo do Amapá inicia entrega das 175 mil sementes de mandioca para 12 comunidades indígenas de Oiapoque
Volume vai atender 500 famílias que vivem próximo ao rio Urukauá.
Sementes seguem em embarcações para alcançar as comunidades
As comunidades indígenas do município de Oiapoque começaram a receber, na quarta-feira, 17, as 175 mil sementes de mandioca enviadas pelo Governo do Amapá à região. Nesta primeira etapa de entrega, serão atendidas 500 famílias de 12 comunidades indígenas próximas ao rio Urukauá, conforme decisão do Conselho dos Caciques dos Povos Indígenas do Oiapoque.
As atividades são coordenadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR) e pela Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Sepi). O transporte até as comunidades é feito por embarcações, com apoio direto da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
O envio do material faz parte das ações de combate às doenças que atingem as roças de mandioca na região, afetando a base da alimentação indígena. As sementes, das espécies jurará e mari, foram adquiridas pelo Governo do Amapá e são provenientes do estado do Pará. Elas são melhoradas e mais resistentes, com maior chance de desenvolvimento no solo. O volume será suficiente para atender 14,5 hectares de roça de mandioca.
O material será utilizado para plantio, multiplicação e retirada das raízes para a produção de farinha. A estimativa é que todo o processo tenha a duração de 12 meses, com acompanhamento de técnicos da SDR e do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap).
Mais ações
Ao todo, o Governo do Amapá adquiriu 400 mil sementes para alcançar 66 comunidades indígenas do Amapá. O volume é suficiente para 34 hectares de plantio.
Ainda como ações para atender as comunidades indígenas de Oiapoque, existem mais 12,5 hectares de sementes de mandioca sendo multiplicadas no campo da Embrapa no KM-48 da BR-156, em Macapá, e em uma fazenda no município de Tartarugalzinho.
GT da Mandiocultura
O Grupo de Trabalho da Mandiocultura, formado por entidades públicas do Estado e da União, é responsável por definir as medidas para combater a crise fitossanitária nos plantios de mandioca no Amapá. Todas as decisões são tomadas com o consentimento do Conselho dos Caciques dos Povos Indígenas do Oiapoque.
Em julho de 2023, o Governo do Amapá decretou Situação de Emergência para agir contra doenças causadas por fungos em áreas indígenas. Desde então, foram adotadas medidas como a distribuição de mais de 4 mil kits de alimentos, em duas etapas, atendendo mais de duas mil famílias indígenas e de produtores rurais de Oiapoque; além do envio de 50,5 toneladas de farinha para as comunidades.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!