Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘As vacinas proporcionaram esperança ao meu coração’, diz idosa imunizada contra a Covid e Influenza

Eliete Cardoso, de 61 anos, completou o esquema vacinal, incluindo as doses de reforço.

Por Cristiane Nascimento
19/01/2024 07h30

Dona Eliete Cardoso, de 61 anos, mantém a vacinação em dia

O Governo do Amapá intensificou as campanhas de vacinação, focando nas doses de reforço, com a oferta dos imunizantes contra a Covid-19 e Influenza nos 16 municípios do estado. Consciente da eficácia da vacina, a agente de portaria Eliete Cardoso, de 61 anos, mantém a caderneta atualizada.

Eliete conta que tem hipertensão e usa uma prótese no joelho, e sempre faz o que for possível para evitar mais problemas de saúde. "As vacinas proporcionaram esperança e alegria ao meu coração. A gente não pode deixar de se proteger. Eu não abro mão de me vacinar porque sei que desta forma, consigo prevenir o surgimento e o agravamento de muitas doenças", ressaltou.

A agente de portaria enfatiza que recebe apoio e incentivo de toda a família para manter os cuidados necessários, o que reflete na qualidade de vida na terceira idade.

"Todos os meus familiares sempre me cobram para que mantenha minha caderneta de vacinação em dia. Nós acreditamos na eficácia da vacina, que é a melhor maneira de prevenção. Faço a minha parte e incentivo as pessoas ao meu redor a seguirem o mesmo caminho, através do meu exemplo”, comentou.

O reforço do esquema vacinal é uma estratégia para garantir a imunização completa e eficaz contra as variantes dos vírus da Covid e Influenza, principalmente nessa época do ano, devido à chegada das chuvas de inverno. Para a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), os números estão dentro do esperado para o período.

De acordo com a coordenadora estadual de Imunização, Maria Angélica, os dados epidemiológicos mostram que as extremidades de idades, ou seja, as crianças e os idosos, são os grupos que mais agravam, internam e até evoluem a óbito por essas infecções, por isso o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) determinaram que tenham prioridade no atendimento vacinal.

"Os idosos a partir de 60 anos são grupo prioritário para a vacinação contra a Influenza e a Covid porque para essa faixa etária, principalmente a partir de 70 e 80 anos, há um risco maior de adoecer e desenvolver as formas mais graves da doença", explicou Angélica.

Vacinação

O método mais eficaz de combater o vírus e evitar as complicações graves da doença é a vacina. Para isso, o Governo do Amapá vem reforçando as campanhas de vacinação contra Covid e a Influenza.

Todas as salas de vacinação dos municípios foram abastecidas pelo Estado e estão prontas para atender à população. Os profissionais da saúde também ganharam reforço na imunização. A medida é uma forma de diminuir a propagação dos vírus e auxiliar na redução dos impactos no sistema de saúde.

Segundo dados do Sistema de informações do Programa Nacional de Imunização, até terça-feira, 16, por exemplo, apenas 24,26% da população amapaense havia se vacinado contra a Influenza.

A vacinação contra a gripe começou de forma antecipada nos estados da Região Norte. No Amapá, o Governo do Estado iniciou a mobilização no dia 13 de novembro de 2023 e segue até o dia 29 de fevereiro.


VEJA TAMBÉM
Governo do Amapá amplia para todos os públicos a vacinação contra a gripe
Governo do Estado monitora Covid-19 e intensifica campanha de vacinação no Amapá
No Amapá, profissionais de saúde da rede estadual ganham reforço na imunização contra a gripe e Covid-19
Governo do Amapá amplia oferta de medicamento contra vírus sincicial respiratório para prevenir internações por gripe

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!