Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá promove oficina terapêutica para mulheres vítimas de violência doméstica, em Porto Grande  

O objetivo é incentivar a busca pela autonomia financeira e pela independência emocional, a partir de uma nova ocupação.

Por Alice Palmerim
21/01/2024 09h00

Entre as produções, estão bonecas de pano coloridas e pesos de portas

Dando continuidade às ações do ‘Janeiro Branco’, mês de conscientização sobre os cuidados com a saúde mental, o Governo do Amapá levou para o município de Porto Grande o curso de introdução à costura, voltado a vítimas de violência doméstica atendidas pelo Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) da cidade. 

O objetivo é incentivar a busca pela autonomia financeira e pela independência emocional, a partir de uma nova ocupação. O curso teve a duração de quatro dias e encerrou na sexta-feira, 19, sob coordenação da Secretaria de Estado de Política para Mulheres. 

“A oficina terapêutica é uma interessante ferramenta para promover o empoderamento e desenvolver as habilidades manuais, sobretudo, oportunizar a independência financeira das nossas acolhidas, principalmente em um mês tão significativo sobre a necessidade sobre os cuidados com a saúde mental das mulheres que estão vivendo em um contexto de violência doméstica e familiar”, pontuou a secretária de Políticas para Mulheres, Adrianna Ramos.

Entre as produções das 11 mulheres atendidas, estão bonecas de pano coloridas e pesos de portas. A oficina foi o primeiro curso realizado pelo Cram do município em 2024, mas o Centro já planeja outras capacitações, como detalhou a coordenadora do espaço, Suzete Souza.

“É muito gratificante ver o sorriso no rosto delas, eu me sinto muito emocionada em fazer parte desse projeto, porque é através dessa união que conseguimos ver melhoras nessas mulheres, que podem ter uma renda extra a partir desse aprendizado. É uma oficina com custo baixo, pois os itens são reutilizáveis”, conta Suzete.

Para a acolhida, Suze Iane (nome fictício), de 42 anos, o curso proporcionou a descoberta de um talento e funciona como uma terapia, promovendo a sensação de bem-estar.  

“Me surpreendeu muito, porque para costurar a gente pode utilizar coisas que temos em casa. É uma terapia importante para a gente se sentir melhor, que venham mais trabalhos assim”, conta Suze. 

Outra participante foi a Dona de Casa, Lisa Flor (nome fictício), de 38 anos, que não conhecia o trabalho do Cram e chegou ao curso através de divulgação das redes sociais.

“Aqui no Cram, fui muito bem recebida. Através do curso, tive a oportunidade de aprender a fazer uma renda extra e me ajudou psicologicamente, porque essas oficinas ajudam a gente a sair da escuridão, levantar a cabeça e saber que somos capazes, porque somos valiosas”, afirmou Lisa. 

O Cram de Porto Grande fica localizado na Avenida Bento Manoel Parente, nº 785, bairro das Malvinas. O telefone para contato é (96) 98403-8359.

 

 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!