Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governador Clécio Luís celebra São Sebastião durante festejo centenário, em Itaubal

Festividade tradicional teve seu ponto alto neste sábado, 20, e reuniu devotos de várias regiões do estado. 

Por Worchiely Costa
20/01/2024 17h25

Festividade segue até o dia 28 de janeiro no distrito do Carmo do Macacoari

O governador do Amapá, Clécio Luís, participou neste sábado, 20, da festividade centenária em homenagem a São Sebastião, no distrito do Carmo do Macacoari, em Itaubal, a 115 quilômetros de Macapá. A localidade contou, no último ano, com investimentos do Governo do Estado no valor de R$ 3,5 milhões para a pavimentação de mais de três quilômetros de via que liga a comunidade à vila Rio Jordão, trajeto onde ocorre a procissão em homenagem ao santo.

Cerca de mil fiéis participam da celebração, que segue até o dia 28 de janeiro. Clécio Luís reforçou o momento como uma manifestação da fé da população da região de Itaubal, que reforça a identidade e cultura da região.

"É uma tradição de 114 anos onde a comunidade segue junta para festejar e louvar São Sebastião, que é conhecido por ser padroeiro dos vaqueiros e dos criadores de animais. Então é uma mistura muito importante, onde as pessoas se emocionam, como vimos na missa, uma verdadeira mistura de fé e tradição do povo do Carmo do Macacoari", destacou Clécio Luís.

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o senador Davi Alcolumbre, o senador Randolfe Rodrigues e o prefeito Serafim Filho também participaram dos festejos. 

"Há anos, eu participo dessa celebração que já tem 114 anos. Tenho motivos múltiplos para festejar o dia de São Sebastião porque, além de todo o trabalho que realizamos aqui, é data de aniversário da minha mãe", contou Waldez Góes. 

O ponto alto da festividade contou com missa, seguida da procissão, onde a imagem de São Sebastião foi entregue aos cavaleiros, que o carregaram pelas ruas da vila. Um momento que faz parte da história do devoto e morador da vila, Rodrigo Picanço, que é cavaleiro do santo desde os dez anos de idade.

"Para mim é uma honra fazer parte dessa festividade, contribuindo para manter viva uma tradição dos nossos antepassados. Ver quanto o evento cresceu atraindo cada vez mais fiéis é muito gratificante”, celebrou o devoto.

Mobilidade urbana

Em 2022, cerca de 7,5 quilômetros do ramal do Carmo do Macacoari receberam pavimentação asfáltica. A obra foi incluída no Plano Rodoviário Estadual após o aditivo de R$ 6,6 milhões, através da articulação do senador Davi Alcolumbre.

"É muito gratificante voltar aqui e ver o resultado do trabalho que estamos fazendo pelo povo. É uma oportunidade de reafirmar o nosso compromisso com a comunidade e todo o povo do Amapá”, reforçou Davi Alcolumbre.

Serafim Filho destacou a parceria entre Governo do Amapá e o município para a realização da festividade.

"Essa é a segunda maior festa cultural e religiosa do Amapá e hoje estamos muito agradecidos por contar com a presença de diversos amigos e colaboradores da comunidade, como o governador Clécio, senadores Davi e Randolfe, além do ministro Waldez, que nos alegram por estar junto conosco nesta celebração”, ressaltou o prefeito.  

Festividade de São Sebastião

Celebrado em 20 de janeiro, São Sebastião foi um soldado romano conhecido por espalhar a fé em Jesus Cristo, também conhecido como padroeiro dos vaqueiros e criadores de animais, o santo recebe homenagens em diversas comunidades no Amapá.

Com o passar dos anos, a festa de São Sebastião no distrito Carmo do Macacoari também passou a atrair muitos fiéis da capital. A celebração já acontece há 114 anos, por iniciativa de Januário Rosário, morador da comunidade, em agradecimento pela cura do cavalo "Pé de Valsa", que se recuperou de uma enfermidade após uma promessa feita ao santo, como conta a professora Durica Rosário, bisneta de Januário, que escreveu um livro sobre a devoção ao santo.

"O livro é parte da minha dissertação de mestrado. A narrativa foi escrita com base nas memórias contadas por mulheres negras da comunidade com idade entre 60 e 102 anos, então muitos ritos que o livro traz são desconhecidos da juventude, como é o caso da procura do santo, as cafeteiras que pagavam suas promessas oferecendo café na festividade e, claro, a promessa feita pelo meu bisavô, uma história que a minha mãe escutou da mãe dela, e escutei da minha mãe e estou contando no livro”, explicou Durica Rosário.

A história estará no livro ‘A Promessa que Virou Festa’, que será lançado pelo Conselho Editorial do Senado, com articulação do senador Randolfe Rodrigues.

"A festa de São Sebastião é uma das mais tradicionais festas do Amapá. E quem tem o melhor registro sobre a festa é quem vive ela, então a obra construída a partir de uma pesquisa feita com quem conhece os detalhes é capaz de trazer orgulho para a comunidade”, destacou o senador.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!