Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá orienta população sobre cuidados para evitar dengue, chikungunya e zika

Cuidados simples podem evitar criadouros do Aedes aegypti, que costumam aumentar no período chuvoso.

Por Andreza Teixeira
23/01/2024 08h30

Pneus velhos com água acumulada servem de criadouro para mosquito

A chegada do inverno amazônico exige cuidados redobrados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. Neste período, os locais propícios para a criação do inseto se multiplicam e a população deve se mobilizar para eliminar os focos de água parada, principal criadouro.

A combinação da temperatura com o descuido de objetos que possam reter água parada, se tornam ambientes propícios para aumentar os casos de doenças transmitidas pelo Aedes.

"Além da chuva que está prevista para cair nos próximos meses, a temperatura também está elevada. Esses são dois fatores que aceleram o desenvolvimento do mosquito, pois aumenta a oferta de criadouros e os ovos eclodem rapidamente com as altas temperaturas, por isso a importância de eliminarmos objetos que possam servir para o criadouro do aedes", explica a secretária de Saúde do Amapá, Silvana Vedovelli.

Orientações

A melhor forma de prevenir o surgimento dos mosquitos é eliminar locais que possam acumular água. Veja algumas orientações que podem ser aplicadas no dia a dia, especialmente em quintais:

  • Manter a limpeza regular de calhas;
  • Não deixar pneus expostos à chuva e água;
  • Não deixar caixas d’água destampadas;
  • Manter piscinas tampadas; 
  • Colocar garrafas com a boca virada para baixo;
  • Manter os pratos de vasos de plantas com areia;
  • Não jogar lixo em terrenos baldios;
  • Colocar o lixo sempre em sacos fechados;
  • Colocar copos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco em sacos lacrados;
  • Furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água;
  • Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.

O Ministério da Saúde orienta que a inspeção em casa deve ser um hábito semanal do morador, que deve olhar e ficar atento aos locais menos óbvios que podem ser criadouros, como uma tampinha plástica esquecida no gramado e até mesmo a vasilha de água dos cães e gatos, que precisa ser limpa periodicamente para evitar que o mosquito se desenvolva ali.

Sinais e sintomas

A dengue e a chikungunya têm sintomas e sinais parecidos: enquanto a dengue se caracteriza pelas dores nos corpo, a chikungunya costuma causar dores e inchaço nas articulações. Já a zika, se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele e coceira no corpo.

Tratamento e atendimento

Embora os sintomas sejam parecidos, o tratamento é diferente para cada doença. Para obter o diagnóstico é necessário exame laboratorial, disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). No surgimento de sintomas, o usuário deve buscar atendimento médico para então iniciar o tratamento.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!