Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Estado envia mais 200 mil sementes de cacau para produtores de Porto Grande

Iniciativa do programa 'Amapá Cacau' beneficiará 270 famílias agricultoras.

Por Weverton Façanha
22/01/2024 12h30

Com o repasse das sementes também se inicia os exercícios técnicos promovido pelos engenheiros agrônomos da SDR

O Governo do Estado continua com as atividades do Programa Amapá Cacau em Porto Grande. No domingo, 21, foi realizada mais uma etapa das ações, com a entrega de 200 mil sementes do fruto para nove associações, atendendo 270 famílias produtoras. O serviço é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR).

Com as sementes, compradas do Pará, serão trabalhados 270 hectares de plantio de cacau só em Porto Grande. Os agricultores recebem ainda, a assistência técnica rural realizada pelos servidores da SDR, que inclui orientações sobre adubação das covas, manejo do sombreamento temporário e a nutrição das mudas.

Com o repasse das sementes também se inicia os exercícios técnicos promovido pelos engenheiros agrônomos da SDR, que junto aos produtores, vão repassar orientações teóricas e práticas para o plantio das sementes e posteriormente, levar a muda de cacau para a terra.

"Nosso objetivo é reduzir as perdas de mudas, para que sejam as menores possíveis, possibilitando que no futuro a produção seja em grande volume e qualidade. Tudo isso começa com práticas eficientes de manuseio da semente", explicou o coordenador do Amapá Cacau e técnico da SDR, Luiz Cabral.

A distribuição aos agricultores ocorrerá ao longo desta semana, junto com as orientações técnicas. As sementes são provenientes da cidade de Medicilândia, no Pará, através de um termo de cooperação técnica entre Governo do Amapá e Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac-PA), que visa desenvolver a cadeia produtiva do cacau no estado.

Com esse volume recebido, em menos de um ano, já foram repassados aos produtores mais de 100 mil mudas de cacau e cerca de 300 mil sementes. Um dos beneficiados é o produtor Audiclei Silva, que se diz esperançoso em ter uma cultura na produção.

"Recebo estas sementes de cacau com a esperança de que vai dar certo e seguindo todos os processos do Amapá Cacau, teremos em breve uma nova cultura em Porto Grande", disse o produtor.

Amapá Cacau 

Em março do ano passado, o Governo do Estado entregou 100 mil mudas de cacau e de perfuradores a 120 famílias produtoras da Associação das Mulheres da Perimetral Norte da Estrada de Ferro, na comunidade de Matapi, também em Porto Grande.

A entrega faz parte do planejamento do Governo do Amapá de investir R$ 22 milhões do Tesouro Estadual para atender 420 famílias produtoras nos próximos dois anos.

O programa tem como objetivo implantar a cadeia cacaueira no estado, beneficiando produtores da região Centro-oeste, que compreende os municípios de Porto Grande, Ferreira Gomes, Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio.

A execução também envolve uma parceria com a Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) e a Ceplac-PA.  Os trabalhos em conjunto já renderam ao Amapá uma capacitação de 20 servidores na área de plantio e cultivo de cacau; além do recebimento de 600 mil sementes de cacau enviadas para o implemento do programa.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!