Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘Vacinas ajudam a ter vida longa’, declara idoso de 95 anos ao se imunizar contra a Covid-19 e Influenza, no Amapá

Mario Schusterschitz completou o cartão vacinal com todas as doses, incluindo as de reforço.

Por Cristiane Nascimento
22/01/2024 16h00

Mário Schusterschitz é pai de cinco filhos e faz questão de manter o cartão de vacina atualizado

O Governo do Amapá segue monitorando os dados da Covid-19 e Influenza em todo o estado e intensificou as campanhas de vacinação nos 16 municípios, focando nas doses de reforço. Confiante de que a vacina é a melhor maneira de se proteger, o paraense Mário Schusterschitz, de 95 anos, mantém a caderneta em dia e dá exemplo para quem ainda não se imunizou.

O aposentado, que mora no Amapá há 32 anos, é pai de cinco filhos e sempre buscou qualidade de vida. Ele garante que a vacinação traz segurança, ajuda a prevenir e a evitar a forma grave das doenças, portanto buscar atualizar sempre que possível as doses, de acordo com calendário e as campanhas.

"A gente deve procurar se vacinar para evitar de adquirir doenças, por isso eu, com essa idade que estou, já tomei todas as vacinas e as doses de reforço", ressalta o aposentado.

Na última quarta-feira, 17, o Governo do Estado ampliou a vacinação contra a gripe para todos os públicos. Já a cobertura vacinal contra a Covid-19 em idosos ainda não atingiu a meta de 90%, que é preconizada pelo Ministério da Saúde.

Dados da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) mostram que apenas 42,60% do público de 60 a 64 anos, completou as quatro doses contra a Covid, os que tem mais de 80 anos representam 42,20%. Apenas os idosos de 70 a 74 anos apresentam maior índice de vacinação, com 74,30%.

Além das vacinas, Mário busca a saúde através da prática de exercícios físicos e cuidados com a alimentação, que, se equilibrados, também somam reforço contra as doenças. Ele ressalta que entende a vacinação como um ato de amor e proteção.

"Eu me vacinei, por isso me sinto bem e feliz, cuidei da minha vida para evitar ficar doente e agora posso estar aqui declarando isso, porque me protegi. Um conselho que dou aos jovens e a todos é que busquem a prevenção, essa é sempre a melhor alternativa para ter vida uma longa e de qualidade”, reforça o idoso.

A filha de Mário, professora Izaura Schusterschitz, conta que o pai sempre foi muito ativo e nunca manifestou resistência alguma para se proteger.

"Quando o SUS disponibilizou o imunizante contra a Covid-19, ele ficou muito contente e pediu que nós o levássemos o quanto antes para atualizar a caderneta, sempre foi muito consciente. Ele quis se imunizar assim que a vacina foi liberada”, explica a professora.

Vacinação no Amapá

Os dados da SVS apontam que 727.63 pessoas foram imunizadas com ao menos uma dose contra a Covid-19 no Amapá. O reforço do esquema vacinal é uma estratégia para garantir a imunização completa e eficaz contra as variantes dos vírus da Covid e também da Influenza, principalmente nessa época do ano, devido à chegada das chuvas de inverno. 

O método mais eficaz de combater o vírus e evitar as complicações graves da doença é a vacina. Para isso, o Governo do Amapá vem reforçando as campanhas abastecendo todas as salas de vacinação dos 16 municípios.

Os profissionais da saúde também ganharam reforço na imunização. A medida é uma forma de diminuir a propagação dos vírus e auxiliar na redução dos impactos no sistema de saúde.

As crianças e os idosos a partir de 60 anos, são os grupos que mais agravam, internam e até evoluem a óbito por essas infecções, por isso o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) determinaram que tenham prioridade no atendimento vacinal.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!