Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘Me senti acolhida e segura para iniciar a transição’, conta jovem trans atendida pelo Governo do Amapá

Wendy Estrela, de 18 anos, recebe apoio jurídico e psicológico no Núcleo de Acolhimento às Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais.

Por Redação
26/01/2024 15h00

Wendy conta que o atendimento proporciona um espaço seguro e acolhedor

Crescer em um lugar onde falta informação e, sobretudo, acolhimento, é desafiador para qualquer pessoa. Se ela estiver se descobrindo, no próprio processo de aceitação, é mais difícil ainda. Foi assim com a Wendy Estrela, que aos 18 anos, comemora o apoio que recebeu do Núcleo de Acolhimento às Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais (AMA-LBTI), do Governo do Amapá, para passar pela transição de gênero.

"Eu estava em uma situação que parecia sem saída e achava que não iria conseguir encontrar um lugar como esse, que cuidasse de mim. Quando conheci o AMA, me senti acolhida e segura, e logo pude ter a oportunidade de fazer a minha transição e reorganizar minha vida", conta Wendy.

A jovem buscou ajuda durante um momento delicado na família e descobriu o Núcleo de Acolhimento após a indicação de uma amiga. Esse encontro trouxe a oportunidade de iniciar a transição e receber apoio jurídico e psicológico.

Moradora do bairro Pacoval, na Zona Norte da capital, Wendy compara a própria trajetória de vida ao de uma borboleta, que passa pela metamorfose, para se transformar. Apesar de ter avançado no processo de transição, Wendy continua buscando entender quem é.

"Nunca imaginava que iria ter essa experiência maravilhosa. O espaço é uma oportunidade para uma pessoa trans em vulnerabilidade ou que procura conhecimento sobre a transição, receba informações, ajuda para iniciar o processo e tem apoio psicológico", ressalta a jovem.

AMA-LBTI

Um dos períodos de maior atendimento é no início do ano, em especial durante o mês de janeiro, com fluxo médio de 38 acolhidas. Um dos serviços mais buscados é a retificação e inclusão de nome social, realizado pelo setor jurídico do AMA, além dos serviços de enfermagem, assistência social, fisioterapia e psicologia.

O Núcleo é uma das portas de entrada do Governo do Amapá para quem precisa de cuidados com a saúde, cidadania e acolhimento. O serviço é coordenado pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPM). O AMA-LBTI está localizado na Rua Odilardo Silva, 845, bairro Julião Ramos, em Macapá.

Visibilidade Trans

Com o tema 'Transcendendo Barreiras: construindo um Amapá mais inclusivo', o Governo do Estado promove a Semana da Visibilidade Trans, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o fortalecimento de políticas públicas voltadas à igualdade de direitos e às oportunidades oferecidas à população transgênero. 

A programação teve início na segunda-feira, 22, e segue até 29 de janeiro, com serviços de cidadania, de assistência jurídica, saúde e bem-estar. Entre as ações disponíveis, está a retificação de nome e gênero para pessoas trans e travestis, em parceria com Defensoria Pública do Estado e cartórios da cidade.

Também haverá serviços de assistência social, de enfermagem, fisioterapia, psicologia, nutrição, atendimento médico e blitz educativa em espaços alternativos.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!