Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Vacinação de profissionais da saúde contra Covid-19 e Influenza avança no Amapá

A meta é imunizar mais de 11,5 mil servidores de 12 unidades do Governo do Estado.

Por Mônica Silva
26/01/2024 20h00

Ao todo, 12 unidades estão com posto de vacinação durante a manhã e tarde para atender os servidores

O Governo do Amapá continua reforçando a imunização dos mais de 11,5 mil profissionais da saúde que atuam na rede pública estadual, disponibilizando as vacinas contra a Influenza e Covid-19 no próprio ambiente de trabalho. Ao todo, 12 unidades estão com posto de vacinação durante a manhã e tarde para atender os servidores.

Nesta sexta-feira, 26, foi a vez das equipes da Superintendência de Vigilância e Saúde (SVS); Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest); Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e Unidade de Imunobiológicos do Amapá receberem os dois imunizantes como reforço.

Funcionária da SVS, Delma Lúcia Ferreira das Mercês, de 61 anos, conta que nunca deixa de tomar as doses quando acontecem as campanhas de imunização no estado. Ela aconselha as pessoas sobre a importância de obedecer o calendário vacinal para se prevenir das doenças.

"Tem gente que não gosta de tomar as vacinas, eu nunca deixei de me imunizar, por isso as campanhas são importantes tanto para a prevenção como para evitar o aumento de casos da Covid, Influenza e outras doenças", reforçou Delma.

A imunização é coordenada pela SVS, que sempre reforça a prevenção com a vacina como método eficaz de prevenção contra os vírus da Covid e Influenza.

"A iniciativa é uma maneira de prevenir os trabalhadores da saúde que atuam como linha de frente no combate à Covid 19 e à gripe, especialmente dentro dos hospitais", explicou a superintendente da SVS, Claudia Monteiro.

A assistente social e servidora do Cerest, Ilana Patrícia da Costa Oliveira, de 53 anos, ressaltou que vacinar os funcionários da saúde é também garantir o cuidado com o próximo, pois os trabalhadores são os que cuidam da população doente.

"Acho que é muito válido vacinar o pessoal da saúde, já que diariamente, estamos mantendo contato com muita gente que busca os serviços nas unidades de saúde e em outros locais que atendem à população nesse setor”, enfatizou Ilana.

O fiscal sanitário Antônio Paulo da Costa, de 55 anos, acredita que a iniciativa do Governo do Estado, priorizando também o trabalhador da saúde com a vacinação, ajuda a combater a Covid e a Influenza.

"É muito importante essa iniciativa do Governo do Amapá, pois quem trabalha na saúde, fica muito exposto aos vírus e precisa se proteger para ajudar a proteger as outras pessoas, e esses servidores devem aproveitar esse momento para não adoecer com facilidade", comentou Costa.

Vacinação

A principal forma de combater o vírus e evitar as complicações graves da doença é a vacina. Para isso, o Estado vem reforçando e antecipando campanhas de vacinação contra Covid, especialmente em crianças de 6 meses a 5 anos, público ainda com baixo índice de adesão.

Todas as salas de vacinação dos municípios foram abastecidas pelo Estado. A estratégia é uma forma de diminuir a propagação dos vírus, além de auxiliar na redução dos impactos no sistema de saúde.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!