Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá promove ação social de cidadania para população transgênero, em Macapá

Programação faz parte da “Semana Estadual da Visibilidade Trans” que está sendo coordenada pelo AMA-LBTI

Por Alice Palmerim
27/01/2024 07h59

A programação aconteceu, nas zonas Norte e Sul de Macapá, na noite desta sexta-feira, 26

Dando continuidade às ações da “Semana Estadual da Visibilidade Trans” promovida pelo Governo do Amapá, na noite desta sexta-feira, 26, foi realizada uma ação itinerante que levou diversos serviços de cidadania, saúde e bem-estar para a população trans, em Macapá.

A programação é coordenada pelo Núcleo de Acolhimento às Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais (AMA-LBTI) da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres. A secretária Adrianna Ramos, destacou a união e parceria de diversos órgãos para promover o momento que aconteceu simultaneamente nas zonas Norte e Sul da Capital. 

“A sociedade está em constante evolução, assim como o Direito, que obviamente não pode ficar inerte. Nós da Secretaria de Políticas para Mulheres promovemos, dentre tantas atividades, ações que reconheçam a necessidade do acesso a uma vida digna, e o Direito precisa acompanhar essas mudanças sociais, e é isto que estamos trabalhando nesta Semana da Visibilidade Trans”, disse a secretária.

Os atendimentos foram realizados na Escola Estadual Ruth Bezerra, no bairro São Lázaro e no Centro de Educação Profissional Josinete Oliveira Barroso (Cepa Job), no Buritizal. A gerente do AMA-LBTI, Simone de Jesus, destacou os serviços para a população e agradeceu o apoio dos órgãos parceiros na programação.

“Várias ações estão sendo feitas durante o mês da Visibilidade Trans. Aqui, é um exemplo do que irá acontecer, na grande programação de segunda-feira, 29, onde todos já estão convidados. Estamos oferecendo serviços e acolhimento para a ‘letrinha’ que mais sofre com transfobia que a população trans,” destacou a gerente.

Uma das atendidas durante a ação no Cepa Job, foi a dona de casa, Samara da Silva, de 35 anos, que faz acompanhamento com a equipe do AMA-LBTI e foi em busca de atendimento médico.

“Por ser uma sexta-feira, achei ótimo essa iniciativa. Foi muito boa essa programação do Governo do Estado pela AMA-LBTI, porque tem muita gente que não tem condições de procurar esse tipo de serviço. E a população trans precisa de mais oportunidade, principalmente respeito”, disse Samara.

Dentre os serviços, foi possível fazer solicitação de emissão de nome social no Registro Geral (RG), emissão do Cartão do SUS e Cadastro de Pessoa Física (CPF) pela Rede Super Fácil e Polícia Científica, testes rápidos, massoterapia com a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e retificação de nome e gênero em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE).

O cabeleireiro, Vitor Noar Soares, foi prestigiar a ação e saber mais sobre o processo de retificação. “Achei a ação muito importante. Estou há pouco tempo no processo de gênero e é importante estar perto de outras pessoas. Um conselho que dou às pessoas trans que façam tudo no seu tempo, com calma, vai se entendendo e se identificando sem pressa”, ressaltou.

Durante o evento também foram oferecidos atendimentos médicos, nutricional, psicológicos, jurídicos, de assistência social, e encaminhamentos através do Programa do “Acolher Amapá”.  

Semana Estadual da Visibilidade Trans

A programação, que tem como tema: “Transcendendo Barreiras: construindo um Amapá mais inclusivo", tem objetivo de conscientizar a sociedade sobre o fortalecimento de políticas públicas voltadas à igualdade de direitos e às oportunidades oferecidas à população transgênero.

Nesta segunda-feira, 29, será o ponto alto da campanha, para celebrar o Dia da Visibilidade Trans. O AMA-LBTI oferecerá um café da manhã, das 8h às 14h, com serviços de cidadania, saúde e bem-estar, além da assinatura do decreto de convocação para a 4ª Conferência Estadual LGBTQIA+ do Amapá. 

Serviço:

O Núcleo de Acolhimento às Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais (AMA-LBTI), fica localizado na Rua Odilardo Silva, n° 854, Laguinho.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!