Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Janeiro Branco: Governo do Amapá promove caminhada de promoção à saúde mental e emocional

Evento, que reuniu profissionais e a comunidade, encerra programações da campanha de conscientização sobre transtornos da mente.

Por Paolla Gualberto
27/01/2024 20h06

Programação contou com apresentação de escola de samba e aulão de fitdance

O Governo do Amapá promoveu neste sábado, 27, uma caminhada pela valorização da vida para encerrar as programações referentes à campanha “Janeiro Branco” de conscientização da saúde mental e emocional. O evento teve como objetivo a construção de debates sobre a ampliação de políticas públicas de bem-estar emocional.

A caminhada, que mobilizou profissionais da saúde e a comunidade, iniciou no Complexo do Araxá, na orla de Macapá, e contou com trio elétrico, participação da escola de samba Piratas da Batucada e aulão de fitdance, para fomentar as discussões e chamar atenção sobre a importância dos exercícios físicos como forma de prevenção e cuidado aos transtornos mentais.

Para a coordenadora interina de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Rubia do Carmo, o evento tem grande importância social e fortalece o tema.

“Hoje nós encerramos um mês muito importante para as discussões sobre saúde mental no nosso estado. Mas não vamos parar por aqui, é um debate muito amplo para trabalharmos apenas em janeiro. Continuaremos fortalecendo nossas redes de apoio, para que nossos usuários se sintam seguros e acolhidos”, afirma a coordenadora.

A campanha “Janeiro Branco” visa reforçar a importância dos trabalhos de prevenção e cuidados com pessoas que possuem algum tipo de transtorno mental e que necessitem de acompanhamento psicossocial.

A psicóloga Giselly Villela atua no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do município de Porto Grande e veio até Macapá para participar da caminhada. A profissional enfatiza que é necessário inspirar e engajar mais pessoas para a importância do autocuidado.

“É necessário tirarmos um tempo para cuidar da nossa saúde e nos olhar com um pouco mais de carinho. É uma coisa que às vezes esquecemos de fazer, mas que faz toda a diferença”, destaca a psicóloga.

Rede de Atenção Psicossocial

A rede estadual de atenção psicossocial conta com atendimentos de urgência e emergência para estabilização e acompanhamento dos pacientes. Com acolhimento de crise e surto no Hospital de Emergência (HE) de Macapá.

Em caso de necessidade de internação especializada, o paciente é encaminhado para a enfermaria psiquiátrica do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), também na capital.

No Amapá existem 9 unidades do Caps, distribuídos pelos municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque, Mazagão e Porto Grande.

O técnico em enfermagem Charliuson Rodrigues conta que ainda há muitas barreiras a serem quebradas em torno das discussões sobre saúde mental na sociedade.

“As pessoas ainda têm muito preconceito sobre acompanhamento psicológico e insistem em ignorar esse debate.  Muitas vezes focam na saúde física e esquecem do bem-estar mental”, ressalta Charliuson.  

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!