Dia da Visibilidade Trans: Governo do Estado promove ações de saúde e cidadania para a comunidade transgênero, em Macapá
Foram oferecidos serviços como sessões de atendimento psicológico, nutricional, médico e fisioterapêutico.
Também foram disponibilizados serviços de retificação do nome e gênero para pessoas trans e travestis
Em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, o Governo do Amapá promoveu nesta segunda-feira, 29, serviços de cidadania, assistência jurídica, saúde e bem-estar para a comunidade transgênero, fortalecendo políticas públicas voltadas à igualdade de direitos oferecidas à população.
Entre as ações disponíveis, estavam a aplicação de vacinas contra a Covid-19 e Influenza, além de sessões de atendimento psicológico, nutricional, médico e fisioterapêutico.
A programação foi o ponto alto da Semana Estadual da Visibilidade Trans, que trouxe o tema 'Transcendendo Barreiras: construindo um Amapá mais inclusivo', sob coordenação da Núcleo de Acolhimento às Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais (AMA-LBTI), da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres.
“É importante dar voz para essa comunidade, uma vez que precisamos ter um estado plural, com mais direitos e respeito. O Ama-LBTI é uma referência importante nesta causa e esse dia celebra conquistas importantes para a diversidade”, destacou a secretária de Estado de Políticas para Mulheres, Adrianna Ramos.Também foram disponibilizados serviços de retificação do nome e gênero para pessoas trans e travestis, em parceria com a Defensoria Pública do Estado e cartórios da cidade.
Para a coordenadora do núcleo, Simone de Jesus, a ação é uma oportunidade de conscientizar a sociedade sobre os desafios enfrentrados pela comunidade trans, além de destacar o combate à discriminação com base na identidade de gênero.
“Quando essas mulheres nos procuram, encaminhamos elas para diversos serviços como o psicólogo, assistente social ou acompanhamento jurídico. O espaço acolhe e humaniza esse atendimento para essa população vulnerável a violência e preconceitos e que devemos lutar todos os dias por pluralidade”, detalhou a coordenadora.
A estudante de Artes, Diana Rabelo, de 19 anos, veio com a mãe comemorar a data e aproveitou o momento para fazer consulta com o médico e tirar dúvidas sobre a retificação do nome. Para ela, o atendimento humanizado a faz sentir-se acolhida.
“O espaço é aconchegante e nos faz sentir em casa, com tanto cuidado e acolhimento. A forma como o atendimento acontece nos ajuda a falar de nossos problemas. São perguntas simples, feitas com cuidado e atenção. É um momento nosso, que simboliza o amor e a diversidade”, conta a estudante.
Dia Nacional da Visibilidade Trans
O Dia da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, é uma data dedicada a promover a igualdade de direitos e respeito para a comunidade transgênero, sendo uma oportunidade de debater a inclusão e do combate à transfobia.
A programação está ligada à campanha 'Travesti e Respeito: já está na hora dos dois serem vistos juntos', no Congresso Nacional, em Brasília, em 2004. Foi o primeiro ato nacional organizado pela comunidade.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!