Governo do Amapá conscientiza população sobre a hanseníase em ação na Feira do Agricultor, em Macapá
A mobilização faz parte do “Janeiro Roxo” e acontece nesta quarta-feira, 30.
A hanseníase é uma doença infecciosa de evolução crônica, que afeta os nervos periféricos e a pele
O Governo do Amapá segue com a campanha Janeiro Roxo, que promove a conscientização e prevenção da hanseníase. Nesta terça-feira, 30, a partir das 8h, equipes da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) estarão na Feira do Agricultor, no bairro Buritizal, em Macapá, chamando a atenção da população sobre a importância do diagnóstico precoce, do controle e tratamento da doença e também informando a respeito dos sinais, sintomas e formas de transmissão da doença.
Ainda dentro da programação, no dia 22 de fevereiro, a SVS vai realizar uma capacitação para médicos, biomédicos, enfermeiros, fisioterapeutas e farmacêuticos sobre o exame para detecção da hanseníase.
Registros do Sistema Nacional de Informação (Sinan) mostram que em 2021, o Amapá registrou 31 casos de hanseníase; no ano seguinte 58 pessoas receberam o diagnóstico da doença. No ano passado, o estado registrou 50 casos, e este ano, até o dia 28 de janeiro, nenhum caso havia sido confirmado.
A superintendente da SVS, Cláudia Monteiro, reforçou a necessidade da própria população estar mais atenta aos sinais. "Quanto antes a pessoa descobrir a doença, mais cedo vai se curar. O diagnóstico precoce beneficia tanto o paciente quanto a família dele, já que a hanseníase pode ser transmitida", explicou.
Tratamento
A hanseníase é uma doença infecciosa de evolução crônica, que afeta os nervos periféricos e a pele, podendo causar no paciente incapacidade física e prejuízo funcional, especialmente nas mãos, pés e olhos.
É eminentemente clínico, realizado por meio de exame físico na Unidade de Saúde. A doença tem cura, com tratamento gratuito via antibióticos, fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Sem tratamento, a doença pode deixar sequelas para o resto da vida.
No Amapá, o Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT) oferece tratamento da hanseníase e dispõe de um atendimento multiprofissional, com suporte médico, de enfermagem, assistência farmacêutica, fisioterapêutica, nutricional e psicológica.
O CRDT fica na Rua Prof. Tostes, nº 2212, Centro de Macapá. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para ter acesso ao tratamento, é necessário ter encaminhamento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), após avaliação clínica.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!