Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Carnaval 2024: Escolas Maracatu da Favela e Embaixada do Samba recebem o Governo do Amapá em tradicional ‘Visita da Corte’

Em 2024, as agremiações compartilham os mesmos músicos da bateria, em uma verdadeira parceria carnavalesca.

Por Leo Nilo
31/01/2024 08h30

Agremiações se apresentaram à corte em um show de alegria

Com muito ritmo, gingado e empolgação, as escolas Maracatu da Favela e Embaixada do Samba receberam a tradicional ‘Visita da Corte’ na terça-feira, 30. A cerimônia, acompanhada pelo Governo do Amapá e a comunidade carnavalesca, mostrou um pouco da performance que a população pode esperar no grande desfile das escolas de samba, nos dias 9 e 10 de fevereiro. 

A Visita da Corte é tradição das vésperas do Carnaval, em que membros do Governo do Estado e da Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) são convidados a assistir os preparativos do espetáculo que os grupos vão apresentar no Sambódromo. 

Prestigiaram o ensaio o governador do Amapá, Clécio Luís, o vice-governador, Teles Jr, os senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, os deputados estaduais Rodolfo Vale e Jesus Pontes e as secretárias de Cultura, Clícia Vieira Di Miceli, e de Turismo, Anne Monte. Na ocasião, o chefe do executivo estadual celebrou o segundo ano da retomada dos desfiles no sambódromo. 

“Desde o nosso primeiro ano de mandato, tomamos como compromisso fomentar essa festa tão importante para todos os setores do Amapá. É nossa responsabilidade não deixar nunca mais de fazer o Carnaval no meio do mundo. Essa tradição gera alegria, emprego, renda e desenvolvimento”, pontuou Clécio Luís.

Quem presenciou o evento, conseguiu sentir toda a alegria e empolgação que vai tomar conta da avenida Ivaldo Veras em fevereiro. Os foliões de ambas as escolas deram um show de energia que contagiou o público presente, com coreografias complexas, enredos cativantes e o toque inconfundível dos tambores e pandeiros.

O senador Davi Alcolumbre é um dos responsáveis por articular, em parceria com o Governo do Amapá, o repasse de mais de R$4,5 milhões para o Carnaval 2024. Na ocasião, o parlamentar ressaltou a importância do evento para a cultura do Estado.

“É uma retomada da história e cultura do nosso povo. O Carnaval é uma agenda da cultura do Amapá, assim como foi a nossa festa do Réveillon e a Expofeira. São compromissos políticos que assumimos com a população”, pontuou o senador Davi.

O presidente da Liesap, Jocildo Lemos, ressaltou a importância festa na economia, uma vez que os eventos carnavalescos refletem em setores como gastronomia, hotelaria e transportes. 

“O Carnaval movimenta toda uma cadeia de produção da economia do Amapá, que vai da confecção dos trajes, dos comerciantes, até o transporte. Nosso objetivo é fazer o povo feliz, e vemos isso no rosto de todos aqui”, afirmou o presidente.

Parceria no samba

Em 2024, as escolas Maracatu da Favela e Embaixada do Samba irão compartilhar os mesmos músicos de bateria, em uma parceria que representa toda a união e solidariedade do Carnaval. Por isso, os grupos ensaiam no mesmo espaço e receberam a Visita da Corte juntos.

A escola Embaixada do Samba será a primeira a se apresentar no dia 9 de fevereiro, levando o enredo "Macapá querida, cidade cheia de vida" para a avenida. A apresentação vai retratar a cidade de Macapá do ponto de vista da saudade, com alegorias remetendo à antiga estrutura arquitetônica da capital.

Já a escola Maracatu da Favela, que irá se apresentar no dia 10 de fevereiro, leva ao Sambódromo de Macapá uma mistura de Carnaval com Festa Junina que promete não deixar ninguém parado. O enredo aborda de maneira alegórica o casamento entre as duas festividades, em uma brincadeira que mistura o forró com o samba.

Para isso, a escola preparou coreografias que integram passos de quadrilha junina e incluiu na bateria instrumentos clássicos dos arraiais, como o triângulo. A foliã Girlene Valente, de 45 anos, irá desfilar ao lado de seu filho, e conta que o Carnaval é uma data marcada por esse amor familiar e solidário.

“Saio na avenida há quinze anos, mas não consegui desfilar no Sambódromo ano passado. Então esse ano é o meu retorno. Os ensaios estão maravilhosos e já estamos muito ansiosos até pro ensaio técnico. É uma adrenalina muito grande, que representa o meu amor por essa festa”, conta Girlene.

Desfile das escolas de samba

Pelo segundo ano, o Governo do Estado garante o Carnaval 2024, investindo no tradicional desfile das escolas de samba no Sambódromo de Macapá. Dez agremiações se apresentam nos dias 9 e 10 de fevereiro, trazendo o resgate dos 80 anos do Amapá, num mergulho na história e nas raízes do povo.

A visita da Corte do Carnaval 2024 segue nesta quarta-feira, com as escolas Piratas da Batucada e Emissários da Cegonha. 


Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!