Governador Clécio Luís empossa novos gestores do Governo do Amapá
Mudanças ocorrem em oito pastas; uma nova foi criada para oxigenar o serviço público do Estado.
As mudanças buscam reforçar o trabalho prestado à população e oxigenar a administração estadual
Nesta quarta-feira, 31, o governador Clécio Luís anunciou novos nomes da gestão pública do Amapá. Foram empossados secretários, superintendentes e diretores-presidentes. As mudanças buscam reforçar o trabalho prestado à população e oxigenar a administração estadual.
As mudanças ocorrem nas secretarias de Planejamento (Seplan), Desenvolvimento Rural (SDR), Turismo (Setur), Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Centro de Reabilitação do Amapá (Creap), Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e Escola de Administração Pública (EAP), alguns já atuantes na gestão estadual. Também foi anunciada a nova pasta, a Secretaria de Estado de Compras e Licitações.
"É uma etapa inicial de uma reorganização, uma reoxigenação do Governo. A maioria dos nomes que anunciamos é de uma equipe interna, mas tem também alterações políticas que são importantes para manter a governabilidade. Estamos iniciando o ano com esse reforço para mostrar resultados em 2024, que foram plantados no último ano", reforçou o governador Clécio Luís.
O senador Davi Alcolumbre participou da cerimônia de posse e reforçou sobre a importância dos gestores e políticos atuarem sempre em benefício do estado.
"Todos nós temos o discernimento da nossa contribuição, clareza da nossa responsabilidade gigantesca que é servir milhares de pessoas do Amapá. Temos hoje pessoas contribuindo para essa agenda política no estado, para atender a população, com a orientação do governador Clécio", destacou Alcolumbre.
Também acompanharam as posses dos novos gestores, os deputados federais Dorinaldo Malafaia e Vinícius Gurgel; e os deputados estaduais Rodolfo Vales e Diogo Sênior.
O novo secretário de Planejamento, Lucas Abrahao, antes à frente da Secretaria de Relações Internacionais do Amapá, assume o lugar de Jorge Pires, que aceitou o desafio de comandar a nova Secretaria de Estado de Compras e Licitações.
Na Secretaria de Desenvolvimento Regional, assume o então adjunto da pasta, Rafael Martins; já a SVS, será liderada pelo médico veterinário e epidemiologista, Cássio Peterka; e no Creap entra o fisioterapeuta Charles Rodrigues. Na nova Secretaria de Governo do Amapá, Carlos Michel Fonseca assume, assim como Syntia Lamarão, na Secretaria de Turismo.
Conheça o perfil dos novos gestores:
Carlos Michel Miranda da Fonseca – Secretaria de Governo e Gestão Estratégica (Segov)
É bacharel em Administração, com MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria; e MBA em Gestão de Projetos. Estava atuando como secretário adjunto de Gestão de Pessoas da Secretaria de Administração do Amapá (Sead).
Já exerceu os cargos de secretário adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento das Cidades; secretário de Administração de Macapá; subsecretário de Gabinete da Prefeitura de Macapá, secretário adjunto de Gestão da Câmara de Vereadores de Macapá e coordenador Administrativo e Financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap).
Lucas Abrahao Rosa Cezário de Almeida – Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan)
É bacharel em Relações Internacionais, analista de Comércio Exterior, pós-graduado em Gestão Pública e Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global.
Abrahao estava à frente da Secretaria de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior. Já exerceu o cargo de secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, e de Assistência Social de Macapá.
Rafael Martins Teixeira – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR)
É administrador. Estava como secretário adjunto de Estado do Desenvolvimento Rural. Já exerceu os cargos de secretário municipal de Habitação e Ordenamento Urbano de Macapá, secretário de Administração e coordenador municipal de Esporte e Lazer (Comel).
Formado em gestão empresarial e tecnologia da informação, com especialização em Gestão e Estratégia Empresarial, Martins também atuou como diretor-geral da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap).
Syntia Machado dos Santos Lamarão – Secretaria de Estado do Turismo (Setur)
É bacharel em direito, pós-graduada em Direito Administrativo e Gestão Pública, MBA em Gestão Estratégica da Administração Pública, pós-graduada lato sensu em Perícia e Auditoria e pós-graduada latu sensu em Compliance e em Conciliação e Mediação em Conflitos.
Já exerceu os cargos de secretária de Estado do Turismo, no período de 2015 a 2017; e diretora-presidente da Agência de Fomento do Amapá (Afap).
Charles Marcelo Santana Rodrigues – Centro de Reabilitação do Amapá (Creap)
É fisioterapeuta com especialização em Reabilitação Integrada em Neurologia. Servidor público concursado do Amapá desde 1996, com atuação no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal).
Já exerceu os cargos de chefe do Centro de Reabilitação do Amapá e professor da Faculdade Estácio Seama, nos cursos de fisioterapia e psicologia. Atua como fisioterapeuta na Clínica Cirúrgica do Hcal e na Unidade de Alto Complexidade em Oncologia (Unacon).
Cássio Roberto Leonel Peterka – Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS)
É graduado em medicina veterinária, com mestrado em Epidemiologia Experimental e Aplicada às Zoonoses. Servidor público federal, já exerceu os cargos de diretor interino do Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis; e diretor de Vigilância Epidemiológica, no Distrito Federal.
Cássio também foi coordenador-geral de Vigilância das Arboviroses, do Programa Nacional de Prevenção e Controle da Malária; coordenador-geral substituto dos Programas Nacionais de Controle e Prevenção da Malária e Doenças Transmitidas pelo Aedes Aegypti, no Ministério da Saúde; consultor da Organização Pan-Americana da Saúde e diretor de Pesquisa, Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde do Tocantins.
Jorge Pires – Secretaria de Estado de Compras e Licitações
É advogado, especialista em Direito Educacional e mestre em Gestão Pública. É professor universitário e já ministrou as disciplinas de Direito Civil, Direito Empresarial e Direito do Consumidor.
Atuou como secretário de Governo da Prefeitura de Macapá (2016 a 2020) e estava como secretário da Secretaria de Estado do Planejamento.
Creuzete Almeida – Instituto de Pesos e Medidas (Ipem)
É graduada em administração de empresas, pós-graduada em Administração Hospitalar. Já exerceu funções no estado do Pará na Secretaria de Saúde e Hospital Metropolitano de Urgência, além de atuar como administradora do Samu no estado vizinho.
Creuzete já atuou como administradora do Hospital Vila Amazonas, no município de Santana e, atualmente, atuava no Instituto de Pesos e Medidas do Amapá.
Júlia Sousa Conde – Escola de Administração Pública do Amapá (EAP)
É bacharel em direito e já atuou na coordenação de eventos de aprendizado, seminários e cursos no setor privado. No serviço público, atuou na divisão de cadastro de benefícios e atendimento da Amapá Previdência (Amprev).
Júlia já trabalhou na unidade de contratos e convênios da Secretaria Extraordinária de Representação do Governo em Brasília (Seab). Atualmente, estava como chefe de gabinete da EAP.
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