Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Vem solidificar o nosso trabalho social', destaca diretora de associação ao receber investimentos do Governo do Amapá

Ângela Lima comanda as atividades da Associação 'A Nossa Família', que atende famílias em vulnerabilidade em Santana.

Por Luan Rodrigues
31/01/2024 17h10

Ângela Lima dirige a instituição 'A Nossa Família', que ajuda há quase 30 anos mães e crianças de Santana

Acolher e resgatar a esperança de crianças, jovens e adultos em vulnerabilidade no estado, é a missão da Associação "A Nossa Família". Ela foi uma das sete entidades beneficiadas com recursos no valor total de R$ 7,2 milhões repassados pelo Governo do Amapá. A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira, 31, no Palácio do Setentrião.

A diretora da instituição, Ângela Lima, acredita que com os recursos viabilizados por meio de emenda do senador Randolfe Rodrigues, será possível atender mais crianças que precisam de apoio e orientação, este é o principal público do projeto, que atua no município de Santana.

"Esse repasse do Governo do Estado vem solidificar o nosso trabalho social. Ele vem dar um respaldo para que possamos sanar as dificuldades que a gente passa diariamente para atender a comunidade. Às vezes não temos como acolher, porque não temos como pagar os profissionais. Somos uma entidade filantrópica, então não cobramos nenhum centavo. São as doações, os voluntários e ações como esta do governador Clécio Luís, que mantém nosso trabalho", ressaltou Ângela.

O fomento a iniciativas como essa, fazem a diferença na vida das pessoas. Como é o exemplo de Leticia Souza, mãe de uma menina de 4 anos. Ela é acompanhada pelo projeto "A Nossa Família" e recebe atendimento médico e suporte financeiro que é garantido para as crianças, desde a gestação até os quatro anos de vida.

"Minha filha sempre se consultou lá no projeto, é bem tratada e recebeu toda uma atenção desde quando estava na minha barriga. Hoje não estou empregada e a 'Nossa Família' me ajuda também a manter minha família durante esse período", disse Letícia.

Associação A Nossa Família

Localizada no bairro Fonte Nova, em Santana, a associação vai completar 30 anos em atividade, e atualmente atende 300 grávidas e 500 crianças de 0 a 4 anos. O trabalho da instituição é voltado para o auxílio nos serviços de saúde, onde são promovidas consultas, pré-natal para gestantes e todos os serviços básicos para as crianças desde a vacinação.

O projeto também atua na resolução de conflitos de casais envolvendo mulheres atendidas pelo projeto. Em parceria com o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), são realizados processos de conciliação e política restaurativa dessas famílias.

“Temos casos de mães que foram beneficiadas pela ação quando eram crianças e hoje recebem esse auxílio durante as suas gestações e para os seus filhos. Então o investimento no Governo do Estado vem para trazer uma injeção de ânimo nessa iniciativa, que faz a diferença na vida de tanta gente", comemorou a diretora Angela Lima.

Casa da Hospitalidade

Outra iniciativa social que também recebeu o apoio do Governo do Amapá foi a Casa da Hospitalidade, em Santana. O projeto, antes administrado pela Diocese de Macapá, agora é gerido pelas Pequenas Irmãs e Divina Providência. São mais de 40 anos acolhendo pessoas de todas as idades.  Atualmente, 90 pessoas vivem na instituição, entre crianças e idosos de 70 anos, com deficiência. 

No local, as pessoas têm acesso a atendimento médico e várias atividades. Normalmente são encaminhados pelo Conselho Tutelar, Vara da Infância, entre outros órgãos. Além do trabalho com as crianças, a Casa da Hospitalidade é marcada por ser o único abrigo que acolhe pessoas com deficiência no estado.

"Ajudas como essa do poder público são fundamentais, porque nós temos a vontade de trabalhar e nós precisamos desses recursos para poder continuar os nossos esforços para dar as melhores condições de vida para aqueles que precisam", disse a irmã Arituza Botaro.

Lar Betânia

Meninas de 9 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social acolhidas pelo Lar Betânia, também puderam comemorar os recursos garantidos pelo Governo. O projeto, que teve início em 2006, atua em duas frentes: recebendo crianças e adolescentes na entidade e acompanhando mais de 4 mil jovens no centro profissionalizante da instituição.

O Lar Betânia também está localizada em Santana, no bairro Vila Amazonas, e conta com três casas de acolhida, além de quadra poliesportiva, piscina, salão de jogos recreativos, laboratório de informática e centro de atendimento psicossocial.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!