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Ipem fiscaliza balanças de caminhões para garantir peso adequado das cargas nas estradas do Amapá

No estado, o transporte mais comum e que utiliza o equipamento são as madeiras, de capacidade máxima de 100 toneladas.

Por Cristiane Nascimento
02/02/2024 17h39

Objetivo da fiscalização do Ipem no Amapá é regular o mercado e a transparência nas relações comerciais

O Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem-AP) realizou a fiscalização periódica em uma balança rodoferroviária de Santana, utilizada por empresas dos mais variados segmentos para medir, de forma adequada, o peso de grandes cargas. No estado, o transporte mais comum e que utiliza o equipamento são as madeiras, de capacidade máxima de 100 toneladas. 

A ação, que ocorreu na sexta-feira, 2, tem como objetivo regular o mercado e a transparência nas relações comerciais. Além disso, o trabalho é fundamental para a manutenção das estradas, como explicou o gerente de Metrologia Legal do Ipem, Donizete Vaz.

"Da mesma forma que uma balança pode estar tirando do consumidor, ela pode fazer o mesmo com o proprietário. Nós queremos que haja um medida correta para ambos. Uma balança rodoferroviária que pesa caminhões, impacta diretamente, por exemplo, na massa asfáltica. Se está pesando a mais, logicamente pode prejudicar todo o sistema asfáltico do país. Os veículos não ficam só aqui, eles rodam o Brasil inteiro", enfatizou Vaz.

A equipe técnica do Ipem realiza o procedimento seguindo algumas etapas, dentre elas, o ensaio visual para analisar se o equipamento está em boas condições, se tem as inscrições obrigatórias de informações, após isso, são feitos os ensaios mais técnicos, de peso e excentricidade para saber se o peso que está sendo inserido corresponde realmente ao da carga.

No caso de alguma irregularidade, o empreendimento é autuado e tem um prazo para se regularizar, e uma das formas de fazer isso é chamar uma empresa credenciada pelo Inmetro, para fazer as adequações. O metrologista do Ipem, Marcos Pantoja, detalhou a execução do trabalho.

"A balança rodoferroviária possui células de carga em vários pontos dela. Nós colocamos os padrões, que são de cargas altas, por exemplo, a balança 100 mil quilos, é muito grande, então nós temos padrões que vão ser colocados através de um caminhão munck, que vai distribuir esses pesos em cima da balança e aí nós vamos analisar", explicou Pantoja.

A verificação é feita anualmente, por pessoal especializado. Se constatado que está tudo dentro do padrão, o órgão entrega um certificado que pode ser usado pela empresa para comprovar a atuação dentro da legalidade.

"Estando tudo dentro do padrão, a gente entrega um certificado de verificação e aí eles podem apresentar para qualquer pessoa que queira tirar dúvida ou que tenha algum problema", concluiu o metrologista.

 

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