Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá abastece Hospital de Oiapoque com medicação para tratamento de sintomas da dengue

Hospital estadual montou kits para adultos e crianças com sintomas leves da doença.

Por Andreza Teixeira
05/02/2024 08h00

Foram preparados dois kits de medicação, um adulto e outro pediátrico

Para auxiliar no cuidado dos sintomas da dengue, o Governo do Amapá reforçou o abastecimento de medicamentos no Hospital Estadual de Oiapoque (HEO). O município foi decretado em situação de emergência pelo governador Clécio Luís, após o aumento nos casos positivos. Entre as medidas está uma grande ação de saúde e de limpeza da cidade que segue até 13 de fevereiro.

Foram enviados para a farmácia do hospital mais de 24 mil itens de medicamentos que somam um investimento de mais de R$ 26,5 mil, sendo disponibilizados antitérmicos para o controle da febre, sais para hidratação e antialérgicos para diminuição de coceira, que é uma das características da doença.

De acordo com a diretora do HEO, Natália Coutinho, foram preparados dois kits de medicação, um adulto e outro pediátrico, que poderão ser retirados na farmácia do hospital conforme avaliação e prescrição médica.

“Após a triagem e avaliação do médico, aquele paciente que apresentar quadro leve da doença, poderá cuidar dos sintomas em casa, recebendo o kit de medicamento e as orientações de uso de cada um. A dengue não possui um tratamento específico, somente seus sintomas que podem ser tratados com a administração dos remédios corretos”, explica Natália.

O aumento dos casos positivos para dengue na cidade provocou uma intensa procura pelos serviços do hospital estadual. Em janeiro, mais de 3,5 mil pessoas foram atendidas com dengue. Segundo a direção da unidade, 80% desses casos são de pacientes com sintomas leves.

“O Estado não deixa de atender nenhum paciente, mesmo os casos leves que são de responsabilidade da atenção primária. Para esses, fornecer a medicação para uso em casa é uma forma de diminuir o tempo de exposição em ambiente hospitalar, além de garantir os esforços dentro do hospital para os casos mais graves”, explicou a secretária de Saúde do Amapá, Silvana Vedovelli.

Saúde indígenas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também garantiu o abastecimento da farmácia do polo Base da Comunidade Indígena Aldeia Manga, que recebeu 2,5 mil medicamentos e correlatos para serem utilizados nos atendimentos realizados na própria aldeia.

A aldeia conta com uma equipe multidisciplinar com médico, odontólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes de endemias e de saúde indígena.

Com o posto de saúde da aldeia abastecido, é possível dar mais resolutividade aos casos positivos das doenças e evitar o deslocamento dos pacientes até o hospital da cidade.

Sintomas da dengue

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.

Perda de peso, náuseas e vômitos também são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

VEJA TAMBÉM
Governo do Amapá orienta população sobre cuidados para evitar dengue, chikungunya e zika
Governo do Amapá avalia cenário epidemiológico e alinha estratégias contra dengue, malária e Covid
SVS confirma diagnóstico de dengue hemorrágica após morte de paciente em Oiapoque
Governo do Amapá abastece aldeia indígena de Oiapoque com mais de 2,5 mil medicamentos para o combate à dengue
Com alta nos casos da dengue, Governador Clécio Luís decreta situação de emergência em Oiapoque

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!