Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá intensifica mutirão de vacinação contra gripe e Covid 19 em Oiapoque

Ação busca impedir casos graves das duas doenças, após o município apresentar aumento elevado de dengue.

Por Mônica Silva
05/02/2024 12h06

Equipes atuam no município de Oiapoque desde quinta-feira, 1º, reforçando a vacinação

A população de Oiapoque, no extremo Norte do estado, está recebendo reforço na campanha de vacinação contra a gripe e Covid-19. A ação ocorre desde quinta-feira, 1º, quando o Governo do Amapá, decretou situação de emergência no município, devido ao aumento elevado de casos de dengue, infecção viral causada pelo mosquito Aedes aegypti.

O mutirão faz parte de uma grande ação de enfrentamento da dengue na cidade, realizada pelo Governo. Além de limpeza, os moradores também ganharam reforço na saúde, com abastecimento de medicamentos para os sintomas no Hospital Estadual de Oiapoque e no Polo Base do Manga para as comunidades indígenas, e mais profissionais, incluindo a ampliação das análises do Laboratório de Fronteira (Lafron). 

Mais de 300 pessoas de várias secretarias estão envolvidas na mobilização. A vacinação é coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), e o comprometimento e a adesão da população são essenciais para que o movimento tenha efeito.

"A vacinação é a forma mais eficaz e segura de se adquirir proteção contra a doença, além de eliminar ou reduzir o risco de adoecimento ou de manifestações graves, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito. Oiapoque já está em alerta devido ao aumento de casos de dengue, por isso a população precisa se imunizar contra a Covid e gripe", reforçou o superintendente da SVS, Cássio Peterka.

O aposentado Francisco José Cunha, de 66 anos, mora no bairro Planalto, e aproveitou a ação da SVS para se imunizar. Ele contou que perto da casa dele, várias pessoas já adoeceram de dengue e gripe.

"Quando eu soube que o Governo do Estado estava vacinando aqui, procurei logo me imunizar. Tomei as vacinas da gripe e Covid, devido a minha idade eu tenho medo de adoecer, por isso estou aqui", falou o aposentado.

Foram enviadas duas mil doses da vacina contra a gripe, para a Covid-19 foram mil doses da Pfizer destinadas às crianças, e 1,1 mil da bivalente para os adultos.

Quem também aproveitou para se vacinar foi Eliane do Socorro, de 57 anos. Ela conta que qualquer reforço para a saúde é importante. No início do ano, ela e os três filhos pegaram dengue.

"Ainda me sinto fraca, estou me recuperando da dengue, eu e minha família. Não quero mais adoecer por isso vim tomar as vacinas e prevenir das outras doenças", ressaltou a dona de casa.

Vacinação

Podem se imunizar contra a Covid, idosos, gestantes, puérperas, imunocomprometidos; crianças maiores de 5 anos com comorbidades e deficiência permanente; indígenas; ribeirinhos; quilombolas e pessoas que vivem em instituições de longa permanência e em situação de rua. A população também pode fazer a testagem rápida.

Já a vacina da gripe está liberada para todos os grupos e qualquer pessoa pode se vacinar. Equipes da SVS estão atendendo a população no prédio do Super Fácil de Oiapoque, que fica no térreo do Museu Kuahí dos Povos Indígenas, no Centro, das 8h às 17h. E também em uma van que faz o serviço itinerante para as pessoas com dificuldade para se locomover.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!