Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'É um verdadeiro resgate da nossa história', diz professor durante a terceira edição do Carnaval do Povo, em Macapá

Jean Gomes, 50 anos, é um dos muitos amapaenses que recordam o começo da folia, na Praça da Bandeira.

Por Andreza Teixeira
05/02/2024 12h07

'Está acontecendo exatamente igual como era na década de 90', conta professor Jean Gomes

A tradição do Carnaval do Povo está de volta, após 29 anos. No domingo, 4, a terceira edição da temporada marcou o aniversário de Macapá e atraiu milhares de pessoas à Praça da Bandeira para os shows de Carlinhos Brown, Chocolate com Pipoca e Banda Placa. Para muitos amapaenses, como o professor Jean Gomes, de 50 anos, o retorno representa a valorização da cultura e história do Amapá. 

Gomes relembra com saudosismo do começo do Carnaval do Povo, ainda nas décadas de 1980 e 1990, uma época em que os jovens amapaenses quase não tinham contato com a internet e redes sociais.

“A brincadeira ficava concentrada nas pessoas, que se conheciam, se divertiam e aproveitavam a vida. O retorno da festa é um verdadeiro resgate da nossa história. As antigas gerações podem reviver momentos e os jovens têm a oportunidade de conhecer a tradição”, reflete Gomes.

O professor recorda que, à época, todos os bairros da capital se reuniam em um só lugar. Famílias e grupos de amigos de todas as idades curtiam o carnaval com fantasias improvisadas e muita alegria. A única regra era se divertir e voltar para casa com segurança.

“Está acontecendo exatamente igual como era na década de 90. O movimento era muito popular, dava gente de todos os bairros, e muitos vinham caminhando até a Praça da Bandeira. Lembro-me de chegar à altura do estádio Glicério e encontrar gente vinda dos Congós para a programação. Quem ficava na Bandeira, já via o pessoal do Perpétuo Socorro subindo o Centro para participar do evento”, relembra Gomes. 

Viva o carnaval raiz! 

Com muito bom humor, a agente de trânsito Solange Maria recorda os tempos de fã de carteirinha da Banda Placa. Junto com suas primas Glória e Maria, ela esteve bem perto do palco para curtir os sucessos do grupo e a apresentação do baiano Carlinhos Brown, que encerrou o penúltimo domingo de evento.

“A Banda Placa traz o carnaval raiz, aquele que tem as marchinhas de carnaval, além do repertório próprio, que tem canções que todos nós conhecemos e somos fãs.  Além da banda Placa, viemos prestigiar o Carlinhos Brown, um artista magnífico, que tem a cara do Brasil, e músicas para animar e dançar bastante”, disse Maria.

Ao som de sucessos como ‘Água Mineral’, ‘A Namorada’ e ‘Muito Obrigado Axé’, Carlinhos Brown animou milhares de pessoas no centro de Macapá. Em um momento especial, o cantor puxou, em um só coro, os parabéns pelo aniversário da capital. A apresentação também contou com a participação da cantora Ariel Moura, que ao lado de Brown, cantou músicas de grande sucesso do carnaval.

Carnaval do Povo

O evento, que retorna após 29 anos, é organizado pela Liga Independente dos Blocos Carnavalescos do Amapá (Liba), com apoio do Governo do Estado. Originalmente organizado pelos integrantes da Banda Placa, Carlitão e Álvaro Gomes, o Carnaval do Povo promove oportunidade de lazer acessível à população.

No domingo de Carnaval, 11, acontecerá a última edição da festa, que terá apresentação de DJs, homenagem às vozes femininas do Carnaval de rua, com Brenda Melo, Deize Pinheiro e Silmara Lobato, finalizando com a apresentação da Banda Placa.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!