Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Estado auxilia na plantação de mais 190 mil manivas-sementes nas comunidades indígenas de Oiapoque

As atividades ocorrem de forma simultânea e as medidas visam solucionar a crise fitossanitária da mandiocultura.

Por Weverton Façanha
07/02/2024 08h00

Lideranças indígenas de Oiapoque recebem manivas-semente, na aldeia do Manga

O Governo do Amapá continua desenvolvendo diversas estratégias para atender as comunidades indígenas de Oiapoque, afetadas pela crise da mandiocultura, que destrói as roças de mandioca devido a ação de fungos e bactérias. Dentre as atividades está a entrega de 190 mil manivas-sementes e o auxílio com oito técnicos agropecuários para o plantio. Serão 900 famílias beneficiadas e uma área de mais de 19,5 hectares.

As sementes, que são melhoradas geneticamente, serão plantadas em novas áreas. Os indígenas estão recebendo orientações sobre as técnicas de manejo até o cuidado e higienização dos instrumentos, como enxadas e terçados. Enquanto a produção cresce, os povos originários recebem auxílio do Governo, que enviou 2,4 mil kits de alimentos e mais de 10 toneladas de farinha para garantir a alimentação deles. 

Todo o trabalho é acompanhado por líderes das comunidades e por servidores da Secretaria dos Povos Indígenas (Sepi). Os serviços são coordenados ainda pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) junto com o Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap) e a Fundação Nacional dos Indígenas (Funai). A ação também conta com a participação das entidades sociais com o Conselho de Caciques dos Povos Indígenas do Oiapoque (CCPIO) e Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepe). 

Só no último fim de semana, o Governo do Amapá enviou mais de 360 mil manivas-sementes para as terras indígenas de Oiapoque. Em janeiro deste ano, foram repassadas 175 mil sementes, que atenderam 14 hectares de área e cerca de 500 famílias. As manivas-sementes são das espécies mari, poti e jurará.

O objetivo da inserção destas variedades é resolver os problemas das pragas que afetam as plantações. O ciclo mínimo para resultados de colheita são de 12 meses e o acompanhamento dos técnicos será a cada 45 dias. Ao todo, as 360 mil sementes enviadas são suficientes para o plantio de 33,5 hectares, beneficiando cerca de 1,4 mil famílias envolvidas nas duas fases.

Ações

Desde que foi decretada a situação de emergência nas áreas indígenas, o Governo do Amapá já atendeu mais de 2,5 mil famílias com o envio de mais de 190 toneladas de alimentos e 60,5 toneladas de farinha de mandioca.

A farinha está sendo produzida e ensacada pela Cooperativa dos Moradores Agroextrativistas da Reserva Baixo Cajari (Coopemarca), das comunidades do Ajuruxi e Maracá, área ribeirinha do município de Mazagão. São mais de 90 produtores familiares atuando. Os recursos para a aquisição do produto é uma articulação do senador Davi Alcolumbre, junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!