Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá reforça oferta de testes rápidos para detecção da Covid-19 em Oiapoque

Medida integra um conjunto de ações do estado para o controle do novo coronavírus e outras doenças, como a dengue, na região.

Por Mônica Silva
06/02/2024 15h58

O teste pode ser feito no Museu Kuahí, no Centro de Oiapoque, e em uma van que leva o serviço para pessoas com dificuldade de locomoção

O Governo do Amapá disponibiliza o teste rápido para a detecção da Covid-19 em livre demanda à população de Oiapoque, município no extremo Norte do estado. Qualquer pessoa, com sintomas ou não, pode ter acesso ao exame sem precisar de uma solicitação médica.

O teste rápido e a vacina contra a Covid -19 estão disponíveis no prédio do Super Fácil de Oiapoque, que fica no térreo do Museu Kuahí dos Povos Indígenas, no Centro da cidade. Além disso, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) disponibiliza uma van que realiza o serviço de forma itinerante para as pessoas com dificuldade de locomoção.

“Disponibilizamos dois espaços para atender a população com os testes. O objetivo é evitar o índice de contaminação. Além disso, estamos intensificando as campanhas de vacinação com intuito de proteger os moradores contra possíveis reações causadas pela Covid-19”, explica o superintendente da SVS, Cássio Peterka.

O exame é capaz de detectar os níveis de anticorpos IgM e IgG ou IgA e IgG no sangue, informando se a pessoa já teve contato com o vírus SARS-CoV-2 e se o sistema imunológico produziu os anticorpos contra a doença. O resultado do teste é apresentado em um tempo médio de 15 minutos e os casos positivos terão os encaminhamentos feitos pelo médico da unidade para o devido tratamento. 

Força-tarefa

A oferta dos testes integra outras medidas já adotadas em enfrentamento à Covid-19 e outras doenças em Oiapoque. Ainda em 1º de fevereiro, o Governo do Estado decretou situação de emergência no município devido ao aumento de registros da dengue na região.

Outras ações realizadas são: atendimentos de saúde, limpeza das ruas e campanhas de vacinação. Também houve ampliação do horário de atendimento do Laboratório de Fronteira (Lafron) para reforçar o diagnóstico da dengue. 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!