Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Carnaval 2024: Império do Povo, Maracatu e Estilizados participam do 2º dia de ensaios técnicos

Este ano, as agremiações têm 20 minutos para testar a passagem de som e 60 minutos para desfilar no Sambódromo.

Por Da Redação
06/02/2024 02h00

As escolas têm 20 minutos para testar a passagem de som e 60 minutos para desfilar na avenida

O Sambódromo de Macapá recebeu nesta terça-feira, 6, na Avenida Ivaldo Veras, mais três escolas de samba para o segundo dia de ensaios técnicos para o Carnaval 2024. Império do Povo, Maracatu da Favela e Piratas Estilizados se apresentaram para fazer os últimos ajustes antes do desfile oficial na sexta-feira, 9, e no sábado, 10.

O ensaio técnico é o momento para que as escolas de samba façam o reconhecimento da pista, sobretudo, a evolução e a harmonia, o canto e a sincronia da dança na marcação do tempo estabelecido. Este ano, as agremiações têm 20 minutos para testar a passagem de som e 60 minutos para desfilar na avenida.

Os ensaios são abertos ao público, que compareceu nas arquibancadas para prestigiar o evento e assistir de perto a escola do coração. Em clima de festa, famílias e pessoas de todas as idades se reuniram para o "esquenta" do Carnaval.

O casal Antônio Neto e Débora Cristina, levou o filho Antônio Filho para acompanhar a escola de samba Piratas Estilizados, agremiação do coração da família.

"Nós acompanhamos os ensaios e desfiles da nossa escola Piratas Estilizados todos os anos, é uma tradição. E, ano que vem vamos desfilar pela primeira vez juntos", celebra Débora.

Império do Povo

A escola abriu os ensaios com 1h20 de atraso devido os ajustes técnicos na passagem de som, mas não apagou o brilho dos brincantes ao cantar o enredo "A Folia da Mãe de Deus da Piedade". A agremiação vai celebrar a história de resistência da comunidade do Igarapé do Lago, localizada no limite do município de Santana com a capital, Macapá.

A Império promete levar para a avenida, resistência, fé e ancestralidade. O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Adrian Simith e Cláudia Silva, quer repetir o feito do Carnaval de 2023, quando a escola conquistou o título pelo Grupo de Acesso.

"Para nós é uma honra representar a nossa escola que homenageia a cultura, a fé religiosa e as tradições do Igarapé do Lago. É muita emoção", conta Cláudia.

Maracatu da Favela

A agremiação foi a segunda escola a entrar na Avenida do Samba. Com o atraso já esperado, a agremiação entrou às 22h na pista. A Maracatu mostrou um pouco do que vai levar para a Avenida Ivaldo Veras, no Sambódromo, com o enredo "Alavantu", uma mistura de tradições juninas e festejos carnavalescos.

Maria do Socorro Côrtes é uma dos membros da escola, apaixonada pela verde e rosa, ela conta que há 62 anos desfila na Maracatu.

"Nasci no carnaval da Maracatu, minha escola de coração, este ano, estou na Ala das musas passistas levando a nossa escola para o título de campeã”, disse vibrante.

Piratas Estilizados

A Piratadas Estilizados encerrou a segunda noite dos ensaios no Sambódromo. A escola cruzou os portões às 23h43, com o enredo "Energia que conduz a paixão alaranjada". O tema é uma homenagem aos 50 anos da agremiação.

No início do ensaio, a escola prestou uma homenagem ao sambista que foi membro da Piratas Estilizados, Tomé Marques Picanço, conhecido como Boto. A Presidente da agremiação, Rebeca Lima, ressalta que o ensaio é uma prévia do que o público verá na avenida.

"Hoje trouxemos apenas um prepúcio do que a Estilizados vai apresentar no dia do desfile oficial, o destaque vem no dia. Viemos neste carnaval fortes e confiantes para conquistar o título de campeã”, destacou a presidente.

Economia aquecida

O período carnavalesco não se limita só a diversão dos foliões e desfiles das escolas de samba, pois também é um momento rentável. O evento impulsiona a economia do comércio local, promove a valorização da cultura e da arte, além da geração de emprego e renda, que vai desde a confecção de adereços e fantasias, aos trabalhadores que fazem a coleta de latinhas e ou comercializam produtos.

Nas proximidades dos portões da Avenida Ivaldo Veras, os empreendedores se organizaram para atender ao público. Josiane Melo de Oliveira conta que trabalha há 3 anos com a venda de comidas típicas, e na barraca dela, o carro chefe dos pedidos é o tradicional tacacá.

"De todos os nossos produtos o que sai mais é o tacacá, sempre acaba primeiro. O movimento do carnaval está ótimo, nossas vendas já estão acima do esperado, todos os dias vendemos tudo, a gente volta pra casa gratificada pelo trabalho recompensado. Aqui a gente canta, samba e trabalha, é só alegria”, comemora Josiane.

Carnaval 2024 

O Governo do Amapá fez o repasse de R$ 4,5 milhões para o Carnaval 2024. O investimento, fruto de articulação do senador Davi Alcolumbre, foi entregue diretamente às 10 agremiações em uma parcela única, por meio da Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap). A programação também conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Confira as escolas do último dia de ensaios técnicos

Quarta-feira, 7

  • Unidos do Buritizal - 19h às 20h20
  • Boêmios do Laguinho - 20h30 às 21h50
  • Piratas da Batucada - 22h às 23h2

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!