Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Estado e Ministério Público do Amapá debatem o aumento da cobertura vacinal em crianças

Esforços buscam incentivar a imunização do público de 0 a 6 anos contra a gripe e Covid-19.

Por Mônica Silva
08/02/2024 16h04

Estratégias e pontos de atenção foram discutidos entre órgãos para alinhar o reforço na vacinação

Estratégias para aumentar a cobertura vacinal infantil no estado foram tema de reunião entre o Governo do Amapá e Ministério Público do Estado (MP-AP) durante a atualização de dados e alinhamento de esforços para elevar os índices atuais, principalmente entre o público de 0 a 6 anos de idade. O combate às notícias falsas e o incentivo à adesão das campanhas nacionais foram destacados pelo vice-governador, Teles Júnior.

“Nos últimos anos, a sociedade politizou a vacina, tornando a discussão polêmica com reflexos negativos nas coberturas vacinas. Esse é um tema que nós temos que abordar com cautela e hoje estamos aqui para juntos encontramos uma forma de incentivar mais a adesão às vacinas, em especial em nossas crianças”, reforçou o vice-governador.

O encontro buscou alinhar as ações para as campanhas conjuntas e imediatas de vacinação no estado, com foco no incentivo à vacinação entre o público de 0 a 6 anos de idade contra a Covid-19 e Influenza. Este é o grupo com aumento significativo de casos das doenças respiratórias nos últimos meses, no Amapá, o que motivou o Governo do Estado, ainda em janeiro, a ampliar a vacinação contra a gripe para todos os públicos.

"Essa reunião nos mostra a importância de uma mobilização geral em prol da saúde pública. Precisamos fortalecer nossas campanhas de vacinação, mas também precisamos que a população esteja atenta e procure uma Unidade Básica de Saúde para se imunizar. As vacinas salvam vidas", pontuou a secretaria de Saúde do Amapá, Silvana Vedovelli.

A reunião também contou com a participação da equipe técnica da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS), da procuradora de Justiça Judith Teles e do promotor Iaci Pelaes, além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Macapá.

“Nosso foco é buscar estratégias para aumentar a vacinação no público infantil, estamos com baixa cobertura vacinal. Será um trabalho integrado entre os órgãos da saúde e que lidam diretamente com as crianças”, enfatizou o promotor de Justiça do Centro de Apoio Operacional em Saúde, Wueber Penafort.

Cobertura vacinal

Dados da SVS mostram que de janeiro de 2021 ao dia 6 de fevereiro de 2024 apenas 23,5% do público infantil de 6 meses a menores de 3 anos havia recebido as duas doses de vacina contra a covid 19. Enquanto crianças de 3 a 4 anos representam 33,1% do público com o esquema de vacinação com três doses. Entre crianças de 5 a 11 anos, a cobertura vacinal com três doses representa 17,8%.

Os dados ainda mostram que até o dia 5 de fevereiro deste ano, o Amapá tinha 30,02% das crianças vacinadas contra a influenza. A campanha teve início em novembro de 2023 e encerra dia 29 de fevereiro.

O Ministério da Saúde incluiu a vacina Covid-19 pediátrica no Calendário Nacional de Vacinação a partir de 2024. A medida foi tomada com base em evidências científicas e dados epidemiológicos de casos e óbitos causados pela doença no país, que reforçaram a importância da imunização.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!