Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Mutirão de vacinação do Governo do Amapá atende moradores em áreas de difícil acesso em Oiapoque

Van itinerante da SVS percorre a cidade ofertando imunizantes contra a gripe e Covid-19.

Por Mônica Silva
09/02/2024 10h00

As equipes da SVS estão percorrendo a cidade das 8h30 às 17h30

O município de Oiapoque, no extremo Norte do estado, está recebendo uma grande ação de saúde e serviços de limpeza na cidade. A força-tarefa do Governo do Amapá combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como a dengue, que está com elevado indíce de casos na região.

Para reforçar os cuidados com a saúde, os moradores que vivem em áreas de difícil acesso e em vulnerabilidade social, especialmente aqueles com dificuldade de locomoção, estão recebendo um mutirão de vacinação. Uma van com equipes da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) está percorrendo a cidade das 8h30 às 17h30. A iniciativa visa facilitar o acesso às vacinas contra a Covid-19 e Influenza.

Raquel Neves Negrão, de 28 anos, trabalha o dia todo em uma loja no centro comercial de Oiapoque e aprovou a iniciativa do Estado em levar a imunização para quem precisa seja nas casas ou nos locais de trabalho. 

"Eu só havia recebido uma dose da vacina contra a Covid-19. Sei que é importante se imunizar, mas eu não tinha tempo de ir até a UBS [Unidade Básica de Saúde] tomar a terceira dose. Agora só foi possível graças a essa ação", conta Raquel.

"Foram enviadas duas mil doses da vacina contra a gripe e contra a Covid-19, mil doses da Pfizer destinadas às crianças, e 1,1 mil da bivalente para os adultos. Não vai faltar vacina pra ninguém e caso precise, nós vamos enviar mais doses para o município”, reforçou o superintendente da SVS, Cássio Peterka.

O aposentado José Benedito Silva, de 66 anos, estava com a carteirinha de vacinação desatualizada e foi atendido pela equipe volante do mutirão de vacina. "Tomei minha terceira dose da vacina contra a Covid 19, também recebi a da Influenza e agora estou protegido e atualizado", disse.

O agricultor Manoel Alício, de 58 anos, estava no centro da cidade fazendo compras quando identificou a van de atendimento do Governo do Estado. Ele aproveitou a oportunidade para se imunizar.

"Eu vi que a van estava estacionada, parei e fui atendido. Me vacinei contra a covid 19 e influenza, agora vou em casa buscar meus dois filhos para se vacinar também, eu moro aqui pertinho”, falou o agricultor.

A população está recebendo reforço na campanha de vacinação desde o dia 1º de fevereiro quando o Governo do Amapá, decretou situação de emergência em Oiapoque, devido ao aumento elevado de casos de dengue.

A Prefeitura de Oiapoque solicitou apoio ao Estado em razão das dificuldades de atendimento aos pacientes e de combate à infecção viral, que estão causando uma grande procura pelas unidades de saúde no município.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) fez o reforço de profissionais nas unidades de saúde, com envio de enfermeiros, técnicos e biomédicos; e de medicamentos para abastecer a farmácia com analgésicos, antitérmicos, soro fisiológico e outros itens. Uma sala do Hospital Estadual de Oiapoque foi adaptada para funcionar como sala de observação de pacientes, com 10 leitos.

A preocupação fica maior em função das chuvas, que podem acentuar a proliferação do mosquito transmissor do vírus. Por isso, equipes iniciaram o combate direto aos criadouros do Aedes aegypti e ainda trabalhos de prevenção dos focos, de casa em casa. Também faz parte da ação no município os serviços de limpeza de entulhos e recuperação asfáltica.

Vacinação

Podem se imunizar contra a Covid, idosos, gestantes, puérperas, imunocomprometidos; crianças maiores de 5 anos com comorbidades e deficiência permanente; indígenas; ribeirinhos; quilombolas e pessoas que vivem em instituições de longa permanência e em situação de rua. A população também pode fazer a testagem rápida.

Já a vacina da gripe está liberada para todos os grupos e qualquer pessoa pode se vacinar. Equipes da SVS estão atendendo a população no prédio do Super Fácil de Oiapoque, que fica no térreo do Museu Kuahí dos Povos Indígenas, no Centro, das 8h às 17h e também em uma van que faz o serviço itinerante para as pessoas com dificuldade para se locomover.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!