Governador Clécio Luís entrega novos leitos de UTI no Hospital de Emergências de Macapá
Com os novos espaços, o HE passa a ter 22 leitos intensivos, um aumento de cerca de 50%.
Os novos pontos de diálise em cada leito são uma novidade para auxiliar no tratamento dos pacientes que precisarem do serviço
O governador do Amapá, Clécio Luís, entregou sete novos leitos intensivos no Hospital de Emergências de Macapá, ampliando em cerca de 50% as instalações para receber os pacientes que necessitam deste tipo de atendimento. Em janeiro de 2023, havia 15 leitos de UTI na unidade, hoje são 22.
Desde janeiro de 2023, o Governo do Amapá já revitalizou mais de 80 espaços da unidade e garantiu novos equipamentos de imagem, medicamentos e insumos, além da criação de programas assistenciais em saúde para os pacientes do hospital. Clécio Luís destacou que, mesmo com os avanços, ainda há muito trabalho a ser feito.
“São leitos novos, com todos os equipamentos que a UTI precisa, inclusive contam com o serviço de hemodiálise, se for necessário para o paciente. É um aumento de cerca de 50% e isso é muito importante. E assim, aos poucos, mas com passos firmes, nós vamos melhorando a condição da nossa saúde no estado”, destacou Clécio Luís.Os novos leitos ficam na Sala UTI 1, que recebeu intervenções na estrutura física, com revitalização de piso, teto, forro, iluminação, fiação elétrica e hidrossanitária, além da construção de espaços inexistentes, como isolamento, copa, expurgo e banheiros. Os trabalhos foram executados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf).
Reforço para o Carnaval
A ampliação acontece durante o período de carnaval, um momento em que o HE costuma receber maior fluxo de pacientes. O Governo do Estado montou uma retaguarda com reforço de medicamentos e equipes no hospital para garantir que todos os grandes eventos tenham o suporte necessário.Novos leitos
Os espaços atendem pacientes de alta complexidade e gravemente doentes, que precisam de tipos específicos de cuidados e profissionais especializados, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, técnicos em enfermagem, com suporte de nutricionistas, farmacêuticos e demais especialistas, como cardiologistas e pneumologistas.
“Esses leitos vem em momento muito oportuno, já que infelizmente, durante o carnaval a quantidade de acidentes e casos graves aumentam. Ganham os pacientes e também os profissionais que vivem a rotina de uma unidade intensiva”, apontou o diretor do HE, Emanoel Martins.
Após as intervenções estruturais, a UTI 1 conta agora com equipamento de diálise, para pacientes que não estão com os rins funcionando adequadamente. A diálise é um processo artificial para remover os resíduos e excesso de líquidos do corpo.
“É de extrema importância para o atendimento da nossa população. Hoje, todos os leitos possuem pontos de hemodiálise, para quando houver a necessidade o paciente não precise fazer a mudança de leito. Então, é um grande feito no nosso Hospital de Emergência, para os servidores que aqui trabalham e para o atendimento à população”, enfatizou a secretária de saúde Silvana Vedovelli.Em 2023, o Governo do Amapá reformou e ampliou a UTI 2 da unidade, que saiu de 4 para 10 leitos. Além das intervenções estruturais, o HE ganhou um novo fluxo de atendimento, aplicando o protocolo de Manchester, que classifica os pacientes de acordo com a gravidade do quadro clínico.
Com os investimentos na modernização de equipamentos e abastecimento de insumos, o hospital registrou mais de 5 mil cirurgias apenas em 2023, sendo 2 mil procedimentos de ortopedia.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!